A arte pública como motivação para a disciplina de educação visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12929 |
Resumo: | A preocupação com o ensino de Arte e das expressões artísticas em Portugal, a notável falta de motivação por parte dos alunos para esta área bem como de que forma a Arte Pública pode contribuir para a motivação destes alunos relativamente à disciplina de Educação Visual foram os motivos principais para o desenvolvimento de todo este trabalho de pesquisa investigativa, ao qual, deu origem à pergunta de investigação: “De que forma os alunos poderão ficar motivados para a disciplina de Educação Visual na construção de Arte Pública?” Através de uma investigação, utlizado como método o Estudo de Caso, realizada numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, com uma amostra de quarenta e três alunos, de duas turmas do 9.º ano, realizou-se o projeto “Bacalhau”, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Desta forma, ligando diretamente ao meio e à cultura local, realizaramse dois bacalhaus, um por turma, utilizando elementos regionais característicos, como as tapeçarias e os Nós de Marinheiro, para decoração. Ao longo do desenvolvimento das maquetes, verificou-se um maior empenhamento e motivação relativamente ao projeto, por parte dos alunos. Tendo como fundo de investigação a Arte Pública, foi necessário estabelecer um protocolo com uma entidade pública da região para exposição final das maquetas. Neste sentido, entrou-se em acordo com o Museu Marítimo de Ílhavo. |
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A arte pública como motivação para a disciplina de educação visualEducação artísticaArtes visuais - Ensino básico 3º cicloAtividades de aprendizagemProjetos educativosMotivação dos alunosDesenvolvimento da criatividadeA preocupação com o ensino de Arte e das expressões artísticas em Portugal, a notável falta de motivação por parte dos alunos para esta área bem como de que forma a Arte Pública pode contribuir para a motivação destes alunos relativamente à disciplina de Educação Visual foram os motivos principais para o desenvolvimento de todo este trabalho de pesquisa investigativa, ao qual, deu origem à pergunta de investigação: “De que forma os alunos poderão ficar motivados para a disciplina de Educação Visual na construção de Arte Pública?” Através de uma investigação, utlizado como método o Estudo de Caso, realizada numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, com uma amostra de quarenta e três alunos, de duas turmas do 9.º ano, realizou-se o projeto “Bacalhau”, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Desta forma, ligando diretamente ao meio e à cultura local, realizaramse dois bacalhaus, um por turma, utilizando elementos regionais característicos, como as tapeçarias e os Nós de Marinheiro, para decoração. Ao longo do desenvolvimento das maquetes, verificou-se um maior empenhamento e motivação relativamente ao projeto, por parte dos alunos. Tendo como fundo de investigação a Arte Pública, foi necessário estabelecer um protocolo com uma entidade pública da região para exposição final das maquetas. Neste sentido, entrou-se em acordo com o Museu Marítimo de Ílhavo.The concern with the teaching of Art and Artistic Expressions in Portugal, the notable lack of motivation from students for this area, as well as how the Public Art can contribute for the motivation of these students regarding the discipline of Art were the main reasons for the development of this entire investigative research work, which consequently led to the research question: “How students can be motivated for the discipline of Art in the construction of Public Art?”. Through a research, where it was used as a method the Study Case, held in a school in Aveiro’s district, in the academic year of 2012/2013 with a sample of forty-three students, both classes of 9th grade, it was made the project “Bacalhau”, under the Supervised Teaching Practice. In this way, connecting directly the environment and the local culture, there were two cods, one per class, using regional characteristics elements, such as tapestries and Sailor’s Knots, for decoration. Throughout the development of the models, there was a greater commitment and motivation for the project, by the students. Having as a research background the Public Art, it was necessary to establish a protocol with a regional’s public entity for the final exhibition of the models. In this sense, it was made a deal with Museu Marítimo de Ílhavo.Universidade de Aveiro2014-12-04T12:14:57Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12929TID:201562723porGrave, Ana Cristina Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:39Zoai:ria.ua.pt:10773/12929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:58.932035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A preocupação com o ensino de Arte e das expressões artísticas em Portugal, a notável falta de motivação por parte dos alunos para esta área bem como de que forma a Arte Pública pode contribuir para a motivação destes alunos relativamente à disciplina de Educação Visual foram os motivos principais para o desenvolvimento de todo este trabalho de pesquisa investigativa, ao qual, deu origem à pergunta de investigação: “De que forma os alunos poderão ficar motivados para a disciplina de Educação Visual na construção de Arte Pública?” Através de uma investigação, utlizado como método o Estudo de Caso, realizada numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, com uma amostra de quarenta e três alunos, de duas turmas do 9.º ano, realizou-se o projeto “Bacalhau”, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Desta forma, ligando diretamente ao meio e à cultura local, realizaramse dois bacalhaus, um por turma, utilizando elementos regionais característicos, como as tapeçarias e os Nós de Marinheiro, para decoração. Ao longo do desenvolvimento das maquetes, verificou-se um maior empenhamento e motivação relativamente ao projeto, por parte dos alunos. Tendo como fundo de investigação a Arte Pública, foi necessário estabelecer um protocolo com uma entidade pública da região para exposição final das maquetas. Neste sentido, entrou-se em acordo com o Museu Marítimo de Ílhavo. |
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