Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitor Francisco Freitas dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10527
Resumo: Nascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor.
id RCAP_b0c99713de1dacd02e81b89bfbad90f7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuaisEducação artísticaArtes visuaisDesenvolvimento da criatividadeDesenvolvimento cognitivoPráticas educativasInovação pedagógicaMotivação para a aprendizagemNascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor.Born of the everyday concerns of a trainee teacher in the Visual Arts field of Education, this study comes to reflect the need of many teachers to understand the important factors in the development of complete human-beings. Autonomy, creativity, imagination, motivation, knowledge, wisdom, skills … form the doubts and facilitate the construction of truths presented here. The core of this study aims to reflect, to understand and define some truths sustained of 'autonomy in action '. It must be understood that this is a study of the action for action. In other words, this study aims to understand the action not only to generate knowledge, but to motivate action. Thus, we study the autonomy to realize the limitations and capabilities which should involve an action in autonomy. We study creativity and imagination for the infinite constructive power that these variables transmit to action and finally, we studied the motivation to understand and stimulate action. Generally, this work aims to be a clarified and stimulated support for the action needed to form complete human-beings and to help us build a better world.Universidade de Aveiro2013-05-29T16:11:21Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10527porSantos, Vitor Francisco Freitas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:27Zoai:ria.ua.pt:10773/10527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:06.373520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
title Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
spellingShingle Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
Santos, Vitor Francisco Freitas dos
Educação artística
Artes visuais
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento cognitivo
Práticas educativas
Inovação pedagógica
Motivação para a aprendizagem
title_short Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
title_full Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
title_fullStr Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
title_sort Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
author Santos, Vitor Francisco Freitas dos
author_facet Santos, Vitor Francisco Freitas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitor Francisco Freitas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Artes visuais
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento cognitivo
Práticas educativas
Inovação pedagógica
Motivação para a aprendizagem
topic Educação artística
Artes visuais
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento cognitivo
Práticas educativas
Inovação pedagógica
Motivação para a aprendizagem
description Nascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-05-29T16:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10527
url http://hdl.handle.net/10773/10527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137522325913600