Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10527 |
Resumo: | Nascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor. |
id |
RCAP_b0c99713de1dacd02e81b89bfbad90f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuaisEducação artísticaArtes visuaisDesenvolvimento da criatividadeDesenvolvimento cognitivoPráticas educativasInovação pedagógicaMotivação para a aprendizagemNascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor.Born of the everyday concerns of a trainee teacher in the Visual Arts field of Education, this study comes to reflect the need of many teachers to understand the important factors in the development of complete human-beings. Autonomy, creativity, imagination, motivation, knowledge, wisdom, skills … form the doubts and facilitate the construction of truths presented here. The core of this study aims to reflect, to understand and define some truths sustained of 'autonomy in action '. It must be understood that this is a study of the action for action. In other words, this study aims to understand the action not only to generate knowledge, but to motivate action. Thus, we study the autonomy to realize the limitations and capabilities which should involve an action in autonomy. We study creativity and imagination for the infinite constructive power that these variables transmit to action and finally, we studied the motivation to understand and stimulate action. Generally, this work aims to be a clarified and stimulated support for the action needed to form complete human-beings and to help us build a better world.Universidade de Aveiro2013-05-29T16:11:21Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10527porSantos, Vitor Francisco Freitas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:27Zoai:ria.ua.pt:10773/10527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:06.373520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
title |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
spellingShingle |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais Santos, Vitor Francisco Freitas dos Educação artística Artes visuais Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento cognitivo Práticas educativas Inovação pedagógica Motivação para a aprendizagem |
title_short |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
title_full |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
title_fullStr |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
title_sort |
Desenvolvimento da autonomia da acção no domínio das artes visuais |
author |
Santos, Vitor Francisco Freitas dos |
author_facet |
Santos, Vitor Francisco Freitas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vitor Francisco Freitas dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Artes visuais Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento cognitivo Práticas educativas Inovação pedagógica Motivação para a aprendizagem |
topic |
Educação artística Artes visuais Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento cognitivo Práticas educativas Inovação pedagógica Motivação para a aprendizagem |
description |
Nascido das preocupações do dia-a-dia de um professor estagiário do domínio das Artes Visuais, este estudo vem reflectir a necessidade de muitos docentes em compreender factores importantes na formação de seres completos. Autonomia, criatividade, imaginação, motivação, conhecimento, sabedoria, competências… formam as dúvidas e facilitam a construção das verdades aqui apresentadas. Na sua essência este é um trabalho que visa reflectir, compreender e definir algumas verdades sustentadas da ‘acção em autonomia’. Deve-se entender este estudo como um estudo da acção para a acção. Por outras palavras, este estudo visa compreender a acção não, apenas, para gerar conhecimento, mas para motivar a acção. Assim, estuda-se a autonomia para perceber as limitações e capacidades que se deverá envolver para uma acção em autonomia. Estuda-se a criatividade e a imaginação pelo poder construtivo infinito que estas transmitem à acção e, por fim estuda-se a motivação para compreender e estimular a acção. De forma geral, este trabalho visa ser um meio clarificador e estimulador da acção necessária para formar seres completos e ajudar a construir um mundo melhor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2013-05-29T16:11:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10527 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137522325913600 |