O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Filipa Pais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5636
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0ce8be3c45d896a4a72f53e561ce85e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educadorEnvolvimentoPequeno grupoGrande grupoEducadorEducação pré-escolaInvolvementSmall groupsLarge groupsKindergarten teacherPreschool educationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarNa educação pré-escolar existem vários fatores a ter em conta, tais como o bem-estar das crianças e o seu envolvimento nas atividades, entre outros. Na educação de infância, o bem-estar e o envolvimento das crianças nas tarefas assumem um importante papel nas suas aprendizagens e desenvolvimento (Laevers, 1994). A pesquisa apresentada neste relatório foca-se no envolvimento das crianças nas atividades em contexto de sala, mais especificamente nas atividades de pequeno e grande grupo. O grande objetivo desta investigação é perceber as diferenças entre os vários níveis de envolvimento das crianças nestes dois tipos de atividades, tentar compreender as causas dos baixos níveis e identificar as estratégias que se podem utilizar para a promoção do envolvimento. Para a realização da investigação foi necessário eleger um grupo de estudo, constituído por 6 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A escolha deste grupo de estudo deveu-se ao facto de ser constituído por crianças finalistas na educação pré-escolar, ingressando no 1º ciclo do ensino básico no ano letivo seguinte, que apresentavam baixos níveis de envolvimento. Este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação-ação e é de natureza quantitativa e qualitativa, uma vez que os dados foram recolhidos com recurso à Escala de Envolvimento da Criança, desenvolvida por Leavers no âmbito do modelo de Educação Experiencial, e ainda foram feitas notas de campo que ajudaram a compreender os níveis obtidos com a aplicação da escala. O papel do educador na promoção do envolvimento de crianças deverá passar por delinear estratégias que facilitem o processo educativo de todas as crianças.ABSTRACT In preschool education it’s important to consider several factors like children’s wellbeing and their involvement in class’s activities among others, which have an important role in their learning skills and in their personal development (Leavers 1994). The research made is meant to analyze the children’s involvement in small group activities and large group activities, but it focus on understanding the differences between each level of involvement while doing large group or small group activities, trying to understand the reason to reach low levels of involvement and strategies to prevent that to happen. In order to do a detailed investigation, it was necessary to elect a group of 6 kids with ages between 5 and 6 years old. This group has been chosen due to the fact that they all are nearly in elementary school and to the fact that they show low levels of involvement. This study is based on an action-investigation approach and it has a quality and amount based view, since the data was collected with the help of Involvement Scale for Young Children, developed by Leavers, to the Experiential Education Model, and also has been made notes through all the PPS, which helped to understand the levels obtained through the application of the respective scale. The kindergarten’s teacher has the responsibility of defining strategies that make children’s learning process easier in order to promote their involvement in the educational environment.Lino, DalilaRCIPLFerreira, Sara Filipa Pais2016-02-04T10:02:44Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5636TID:201350475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.699133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
title O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
spellingShingle O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
Ferreira, Sara Filipa Pais
Envolvimento
Pequeno grupo
Grande grupo
Educador
Educação pré-escola
Involvement
Small groups
Large groups
Kindergarten teacher
Preschool education
title_short O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
title_full O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
title_fullStr O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
title_full_unstemmed O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
title_sort O envolvimento de crianças em atividades de pequeno e grande grupo: o papel do educador
author Ferreira, Sara Filipa Pais
author_facet Ferreira, Sara Filipa Pais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sara Filipa Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento
Pequeno grupo
Grande grupo
Educador
Educação pré-escola
Involvement
Small groups
Large groups
Kindergarten teacher
Preschool education
topic Envolvimento
Pequeno grupo
Grande grupo
Educador
Educação pré-escola
Involvement
Small groups
Large groups
Kindergarten teacher
Preschool education
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-04T10:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5636
TID:201350475
url http://hdl.handle.net/10400.21/5636
identifier_str_mv TID:201350475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407121244160