As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Catarina Alexandra Fins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8351
Resumo: Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0da25be5a154a4698bdbc6e950b29271
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da práticaEducadora de infânciaJardim de infânciaReflexãoInvestigaçãoMediaçãoParticipaçãoGrande grupoKindergarten teacherKindergartenReflection, researchMediationParticipationLarge groupRelatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo decurso dos últimos anos, tem-se vindo a discutir de forma cada vez mais assídua a temática da participação das crianças na vida da sala de atividades e em todos os assun-tos que consigo se relacionam. Apontando a reflexão como algo indispensável à prática dos educadores de infância, torna-se pertinente que estes se debrucem sobre o impacto da sua ação na participação das crianças. Posto isto, durante o estágio numa sala de Jardim-de-infância foi desenvolvida uma investigação que visa aferir quais as estratégias de me-diação utilizadas pelo adulto nos momentos de grande grupo e perceber se estas têm al-guma relação com o tipo de participação das crianças, sustentando estas conclusões com referencial teórico. Respeitando esta linha de pensamento, a atitude reflexiva marca este relatório, no qual se procura apresentar e compreender a intervenção e, principalmente refletir sobre a mesma para melhorar e construir uma identidade enquanto educadora de infância.ABSTRACT Throughout the past few years the topic of children’s participation in kindergarten ac-tivities has been increasingly discussed as well as many other subjects related with this specific issue. Reflexive skills are a key asset to every kindergarten teacher’s work prac-tice. Therefore, it is relevant that these professionals understand the impact of their ac-tions on children’s classroom participation. During my internship in a kindergarten class with children aged from 3 to 5 years old, an investigation was developed in order to per-ceive the mediation strategies used by the teacher in large group moments. The aim was also to understand if these strategies were somehow related with the type of children’s participation, sustaining all conclusions with specific and theoretical references. Following this guideline, the reflective attitude is the main aspect of this report. One of its major goals is to introduce and understand the process of my internship, and most of all, to improve and build an identity as a kindergarten student.Almeida, TiagoRCIPLRamos, Catarina Alexandra Fins2018-04-05T12:59:01Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8351TID:201825961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:07.808135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
title As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
spellingShingle As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
Ramos, Catarina Alexandra Fins
Educadora de infância
Jardim de infância
Reflexão
Investigação
Mediação
Participação
Grande grupo
Kindergarten teacher
Kindergarten
Reflection, research
Mediation
Participation
Large group
title_short As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
title_full As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
title_fullStr As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
title_full_unstemmed As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
title_sort As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
author Ramos, Catarina Alexandra Fins
author_facet Ramos, Catarina Alexandra Fins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Catarina Alexandra Fins
dc.subject.por.fl_str_mv Educadora de infância
Jardim de infância
Reflexão
Investigação
Mediação
Participação
Grande grupo
Kindergarten teacher
Kindergarten
Reflection, research
Mediation
Participation
Large group
topic Educadora de infância
Jardim de infância
Reflexão
Investigação
Mediação
Participação
Grande grupo
Kindergarten teacher
Kindergarten
Reflection, research
Mediation
Participation
Large group
description Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-04-05T12:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8351
TID:201825961
url http://hdl.handle.net/10400.21/8351
identifier_str_mv TID:201825961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133432516706304