Web city marketing: análise aos websites das cidades médias portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3106 |
Resumo: | As cidades do século XXI caraterizam-se como entidades dinâmicas e estão a tornar-se altamente competitivas no intuito de atrair investimento, turismo e residentes. Com o objetivo de alcançar um posicionamento competitivo, as cidades, começam a utilizar os seus sites como ferramenta de marketing. A presente investigação incorpora um caráter inovador, na medida em que, procura aferir se os websites de quarenta cidades médias portuguesas, estão direcionados para os diferentes públicos das cidades, numa abordagem de city marketing. Através da análise de conteúdo, e tendo por base o modelo de análise desenvolvido, que incorpora oitenta indicadores, foi possível avaliar cinco dimensões: Conteúdo, Acessibilidade, Usabilidade, Interatividade e Serviços online. A conjugação de todas as dimensões analisadas possibilitou a elaboração de um ranking global, no qual, a cidade de Faro obteve a melhor pontuação. Os resultados evidenciam também que, fundamentalmente, as cidades direcionam o seu conteúdo para visitantes e residentes, e menos para empresas e investidores. De um modo global, constata-se que a maioria das cidades não está a aproveitar todo o potencial do seu site, principalmente, na oferta de serviços online e ferramentas Web 2.0, como as redes sociais. Para contrariar essa tendência, apresentam-se algumas sugestões que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, que designamos, de Web city marketing. |
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Web city marketing: análise aos websites das cidades médias portuguesasMarketing de cidades - PortugalWebsites - CidadesAs cidades do século XXI caraterizam-se como entidades dinâmicas e estão a tornar-se altamente competitivas no intuito de atrair investimento, turismo e residentes. Com o objetivo de alcançar um posicionamento competitivo, as cidades, começam a utilizar os seus sites como ferramenta de marketing. A presente investigação incorpora um caráter inovador, na medida em que, procura aferir se os websites de quarenta cidades médias portuguesas, estão direcionados para os diferentes públicos das cidades, numa abordagem de city marketing. Através da análise de conteúdo, e tendo por base o modelo de análise desenvolvido, que incorpora oitenta indicadores, foi possível avaliar cinco dimensões: Conteúdo, Acessibilidade, Usabilidade, Interatividade e Serviços online. A conjugação de todas as dimensões analisadas possibilitou a elaboração de um ranking global, no qual, a cidade de Faro obteve a melhor pontuação. Os resultados evidenciam também que, fundamentalmente, as cidades direcionam o seu conteúdo para visitantes e residentes, e menos para empresas e investidores. De um modo global, constata-se que a maioria das cidades não está a aproveitar todo o potencial do seu site, principalmente, na oferta de serviços online e ferramentas Web 2.0, como as redes sociais. Para contrariar essa tendência, apresentam-se algumas sugestões que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, que designamos, de Web city marketing.Raposo, Mário Lino BarataRodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiauBibliorumLopes, Hugo Emanuel Nobre2015-02-26T16:52:22Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:37.237566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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