Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xinyue, Zhou
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27071
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_0d0406ebad40313cbf964a17c0d341a2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumoMinimalismoMotivaçãoConsumo ConscienteMinimalismo na ChinaMinimalismMotivationConscious ConsumptionMinimalism in ChinaMestrado Bolonha em MarketingO minimalismo, como um estilo de vida que defende a eliminação do excessoeofoco na essência, torna-se cada vez mais popular nas redes sociais da China e temcadavez mais adeptos. Este trabalho utiliza dois métodos de investigação, análise de dadossecundários e entrevistas em profundidade, para explorar as motivações dosminimalistas chineses para praticar esse estilo de vida e os seus impactos no consumo. Os resultados mostraram que as principais motivações foram o desejo de mudar oestado de consumo excessivo, acumulações dos objetos e desorganização da vida, bemcomo a pressão financeira. Além disso, a influência das médias sociais e dos familiaresou amigos também foi mencionada pelos entrevistados. Quanto aos impactos noconsumo, os entrevistados afirmaram que se tornaram mais racionais e conscientes, comprando apenas o essencial, e tornando mais preocupados com a proteção ambientalMinimalism, as a lifestyle that advocates eliminating excess and focusingonessence, is becoming increasingly popular on social media in China and has more andmore adherents. This paper uses two research methods, secondary data analysis andin- depth interviews, to explore Chinese minimalists' motivations to practice this lifestyleand its impacts on consumption. The results showed that the main motivations were thedesire to change the state of over-consumption, accumulations of the objects anddisorganization of life, as well as financial pressure. In addition, the influence of social media and family or friends was also mentioned by the interviewees. As to impacts onconsumption, interviewees stated that they became more rational and conscious, buyingonly the essential, and becoming more concerned with environmental protection.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaXinyue, Zhou2023-07-27T00:30:21Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27071porXinyue, Zhou (2022). “Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T01:32:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:35.709990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
title Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
spellingShingle Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
Xinyue, Zhou
Minimalismo
Motivação
Consumo Consciente
Minimalismo na China
Minimalism
Motivation
Conscious Consumption
Minimalism in China
title_short Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
title_full Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
title_fullStr Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
title_full_unstemmed Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
title_sort Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
author Xinyue, Zhou
author_facet Xinyue, Zhou
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Xinyue, Zhou
dc.subject.por.fl_str_mv Minimalismo
Motivação
Consumo Consciente
Minimalismo na China
Minimalism
Motivation
Conscious Consumption
Minimalism in China
topic Minimalismo
Motivação
Consumo Consciente
Minimalismo na China
Minimalism
Motivation
Conscious Consumption
Minimalism in China
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-07-27T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27071
url http://hdl.handle.net/10400.5/27071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Xinyue, Zhou (2022). “Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131203188555776