Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27071 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_0d0406ebad40313cbf964a17c0d341a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumoMinimalismoMotivaçãoConsumo ConscienteMinimalismo na ChinaMinimalismMotivationConscious ConsumptionMinimalism in ChinaMestrado Bolonha em MarketingO minimalismo, como um estilo de vida que defende a eliminação do excessoeofoco na essência, torna-se cada vez mais popular nas redes sociais da China e temcadavez mais adeptos. Este trabalho utiliza dois métodos de investigação, análise de dadossecundários e entrevistas em profundidade, para explorar as motivações dosminimalistas chineses para praticar esse estilo de vida e os seus impactos no consumo. Os resultados mostraram que as principais motivações foram o desejo de mudar oestado de consumo excessivo, acumulações dos objetos e desorganização da vida, bemcomo a pressão financeira. Além disso, a influência das médias sociais e dos familiaresou amigos também foi mencionada pelos entrevistados. Quanto aos impactos noconsumo, os entrevistados afirmaram que se tornaram mais racionais e conscientes, comprando apenas o essencial, e tornando mais preocupados com a proteção ambientalMinimalism, as a lifestyle that advocates eliminating excess and focusingonessence, is becoming increasingly popular on social media in China and has more andmore adherents. This paper uses two research methods, secondary data analysis andin- depth interviews, to explore Chinese minimalists' motivations to practice this lifestyleand its impacts on consumption. The results showed that the main motivations were thedesire to change the state of over-consumption, accumulations of the objects anddisorganization of life, as well as financial pressure. In addition, the influence of social media and family or friends was also mentioned by the interviewees. As to impacts onconsumption, interviewees stated that they became more rational and conscious, buyingonly the essential, and becoming more concerned with environmental protection.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaXinyue, Zhou2023-07-27T00:30:21Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27071porXinyue, Zhou (2022). “Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T01:32:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:35.709990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
title |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
spellingShingle |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo Xinyue, Zhou Minimalismo Motivação Consumo Consciente Minimalismo na China Minimalism Motivation Conscious Consumption Minimalism in China |
title_short |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
title_full |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
title_fullStr |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
title_full_unstemmed |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
title_sort |
Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo |
author |
Xinyue, Zhou |
author_facet |
Xinyue, Zhou |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Miranda de Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xinyue, Zhou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minimalismo Motivação Consumo Consciente Minimalismo na China Minimalism Motivation Conscious Consumption Minimalism in China |
topic |
Minimalismo Motivação Consumo Consciente Minimalismo na China Minimalism Motivation Conscious Consumption Minimalism in China |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-07-27T00:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27071 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Xinyue, Zhou (2022). “Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131203188555776 |