Minimalismo : um estudo sobre motivações e mudanças no consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Amanda de Freitas Becker
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215114
Resumo: O minimalismo é um estilo de vida que consiste na simplificação da vida de uma pessoa ao incentivar um olhar questionador sobre os seus hábitos de consumo e de vida. A ideia por trás é perceber o que importa para si e, a partir disso, reduzir os excessos para viver de forma mais feliz. Mas, enquanto muito se fala sobre as mudanças depois da adoção do minimalismo, as motivações para essa escolha são guardadas para si. Tendo em vista essa lacuna em conteúdo de mídias digitais, este trabalho teve o objetivo de compreender o que levou indivíduos a se tornarem minimalistas e quais foram os impactos em seu consumo. Para tal, foram analisados dados secundários e entrevistas em profundidade com 13 pessoas. Os resultados mostram que a motivação pode ser estimulada pelo interno ou pelo ambiente externo. Além disso, ela está vinculada com a história da pessoa, os motivos mais citados foram uma tomada de consciência e a situação financeira. Quanto às mudanças no consumo, diminuição do consumo de DVDs, livros e roupas foi mais comentado, seguido por alimentação e adoção de atributos sustentáveis. Por fim, os minimalistas manifestam suas definições e comportamentos da mesma forma que o propósito de criação do minimalismo, com atuação apenas no nível individual e sem a intenção de trazer mudanças no coletivo, porém ele mostra potencial através da influência dos minimalistas nas pessoas mais próximas.
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