Minimalismo : um estudo sobre motivações e mudanças no consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215114 |
Resumo: | O minimalismo é um estilo de vida que consiste na simplificação da vida de uma pessoa ao incentivar um olhar questionador sobre os seus hábitos de consumo e de vida. A ideia por trás é perceber o que importa para si e, a partir disso, reduzir os excessos para viver de forma mais feliz. Mas, enquanto muito se fala sobre as mudanças depois da adoção do minimalismo, as motivações para essa escolha são guardadas para si. Tendo em vista essa lacuna em conteúdo de mídias digitais, este trabalho teve o objetivo de compreender o que levou indivíduos a se tornarem minimalistas e quais foram os impactos em seu consumo. Para tal, foram analisados dados secundários e entrevistas em profundidade com 13 pessoas. Os resultados mostram que a motivação pode ser estimulada pelo interno ou pelo ambiente externo. Além disso, ela está vinculada com a história da pessoa, os motivos mais citados foram uma tomada de consciência e a situação financeira. Quanto às mudanças no consumo, diminuição do consumo de DVDs, livros e roupas foi mais comentado, seguido por alimentação e adoção de atributos sustentáveis. Por fim, os minimalistas manifestam suas definições e comportamentos da mesma forma que o propósito de criação do minimalismo, com atuação apenas no nível individual e sem a intenção de trazer mudanças no coletivo, porém ele mostra potencial através da influência dos minimalistas nas pessoas mais próximas. |
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Cruz, Amanda de Freitas BeckerSantos, Cristiane Pizzutti dos2020-11-18T04:10:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/215114001119031O minimalismo é um estilo de vida que consiste na simplificação da vida de uma pessoa ao incentivar um olhar questionador sobre os seus hábitos de consumo e de vida. A ideia por trás é perceber o que importa para si e, a partir disso, reduzir os excessos para viver de forma mais feliz. Mas, enquanto muito se fala sobre as mudanças depois da adoção do minimalismo, as motivações para essa escolha são guardadas para si. Tendo em vista essa lacuna em conteúdo de mídias digitais, este trabalho teve o objetivo de compreender o que levou indivíduos a se tornarem minimalistas e quais foram os impactos em seu consumo. Para tal, foram analisados dados secundários e entrevistas em profundidade com 13 pessoas. Os resultados mostram que a motivação pode ser estimulada pelo interno ou pelo ambiente externo. Além disso, ela está vinculada com a história da pessoa, os motivos mais citados foram uma tomada de consciência e a situação financeira. Quanto às mudanças no consumo, diminuição do consumo de DVDs, livros e roupas foi mais comentado, seguido por alimentação e adoção de atributos sustentáveis. Por fim, os minimalistas manifestam suas definições e comportamentos da mesma forma que o propósito de criação do minimalismo, com atuação apenas no nível individual e sem a intenção de trazer mudanças no coletivo, porém ele mostra potencial através da influência dos minimalistas nas pessoas mais próximas.Minimalism is a lifestyle consisted in making life more simple by encouraging a questioning look into one’s consumer and life’s habits. The idea is to realize what truly matters to oneself and from that to reduce the excesses in order to live a happier life. But while changes are broadcasted after adopting minimalism, the motivations for that choice are kept to oneself. In view of this gap in digital media, this paper objectives were to understand what made people become minimalists and what were the impacts in their consumption. For this end, secondary data and in-depth interviews with 13 people were analysed. The results show that the motivation can be stimulated internally or by the external environment. Furthermore, it is tied with one’s history, the most cited motives were a awakening of awareness and the financial situation. As for consumption changes a decrease in DVDs, movies and clothing were brought up more frequently, followed by food intake and adoption of sustainable habits. Lastly, minimalists manifest their definition and behaviours as is the creation purpose of minimalism, directed to the personal level, without intending to bring changes to the collective, but it indicates potential through minimalists influence on their closest relations.application/pdfporComportamento do consumidorHábitos de consumoMarketingMinimalismMotivationConsumptionSimplicityMinimalismo : um estudo sobre motivações e mudanças no consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119031.pdf.txt001119031.pdf.txtExtracted Texttext/plain74645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215114/2/001119031.pdf.txt4aacb4476755b07b7b575b9b10959e27MD52ORIGINAL001119031.pdfTexto completoapplication/pdf500768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215114/1/001119031.pdf1124b13efc32848f614775abd67a7104MD5110183/2151142023-05-05 03:22:53.059417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O minimalismo é um estilo de vida que consiste na simplificação da vida de uma pessoa ao incentivar um olhar questionador sobre os seus hábitos de consumo e de vida. A ideia por trás é perceber o que importa para si e, a partir disso, reduzir os excessos para viver de forma mais feliz. Mas, enquanto muito se fala sobre as mudanças depois da adoção do minimalismo, as motivações para essa escolha são guardadas para si. Tendo em vista essa lacuna em conteúdo de mídias digitais, este trabalho teve o objetivo de compreender o que levou indivíduos a se tornarem minimalistas e quais foram os impactos em seu consumo. Para tal, foram analisados dados secundários e entrevistas em profundidade com 13 pessoas. Os resultados mostram que a motivação pode ser estimulada pelo interno ou pelo ambiente externo. Além disso, ela está vinculada com a história da pessoa, os motivos mais citados foram uma tomada de consciência e a situação financeira. Quanto às mudanças no consumo, diminuição do consumo de DVDs, livros e roupas foi mais comentado, seguido por alimentação e adoção de atributos sustentáveis. Por fim, os minimalistas manifestam suas definições e comportamentos da mesma forma que o propósito de criação do minimalismo, com atuação apenas no nível individual e sem a intenção de trazer mudanças no coletivo, porém ele mostra potencial através da influência dos minimalistas nas pessoas mais próximas. |
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