Animação, educação e dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5078 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal dar a conhecer se os educadores e professores do Primeiro Ciclo de Ensino Básico, recorrem ou não a atividades de Animação Sociocultural para motivar e auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem. Assentou este trabalho no pressuposto de valorização não só da animação educativa, mas também na interação que existe entre a Educação e Animação. Para a sua concretização preconizamos uma fundamentação teórica em diferentes parâmetros de investigação, definimos objetivos de trabalho, hipóteses a testar e metodologia. Abordamos o papel do educador e professor sob o ponto de vista da Animação Sociocultural, fizemos um levantamento das diversas dificuldades de aprendizagem e abordamos o papel do educador, bem como o do professor. Aplicámos, por último, quatro entrevistas semiestruturadas e um inquérito a educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, com o objetivo de conhecermos a sua opinião relativamente às estratégias utilizadas na Escola para motivar e auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem, bem como recolhermos informação sobre as atividades de animação educativa que eventualmente são utilizadas por estes docentes em contexto de sala de aula. Da análise dos resultados, podemos aferir que o trabalho desenvolvido foi profícuo, benéfico e, principalmente, enriquecedor quer a nível pessoal, quer a nível de docentes envolvidos nesta investigação. Em jeito de conclusão, podemos afirmar que as atividades de animação educativa são uma mais-valia, quer para as escolas, quer para os seus alunos que tantas vezes precisam de serem apoiados e motivados, de forma inovadora, lúdica e criativa, para assim ultrapassarem as suas dificuldades de aprendizagem. |
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