Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131107 |
Resumo: | UID/EAT/00693/2019 |
id |
RCAP_0d10cf7e8774366a9618795bbd0e00e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança CapdevilleConstanca CapdevillePerformanceTeatro-musicaMusica contemporanea PortuguesaMusic-theatrePortuguese contemporary musicUID/EAT/00693/2019Constança Capdeville é a maior representante do teatro-música em Portugal. As suas composições vão além do musical, incluindo recursos extramusicais, como adereços, luzes, imagens, elementos teatrais e gravações em fita magnética. Esses recursos foram introduzidos nas suas obras, seja para estabelecer ambientes, estados emocionais ou para definir espaços. As obras de teatro-música de Capdeville, apesar de seu sucesso, também suscitaram reações controversas no público. Na perspetiva da compositora, a ópera e o concerto tradicional tinham terminado e, portanto, o conceito do palco deveria ser repensado. Capdeville referiu que, muitas vezes, teve que resolver esse problema criando os seus próprios palcos. Neste artigo, discutiremos o conceito de teatro-música no contexto da música contemporânea portuguesa e as suas influências nas composições de Capdeville.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNMagalhães, Filipa2022-01-19T03:26:12Z2019-09-302019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131107por2525-9105PURE: 35640698https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27385info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:09:38Zoai:run.unl.pt:10362/131107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:58.073328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
title |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
spellingShingle |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville Magalhães, Filipa Constanca Capdeville Performance Teatro-musica Musica contemporanea Portuguesa Music-theatre Portuguese contemporary music |
title_short |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
title_full |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
title_fullStr |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
title_full_unstemmed |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
title_sort |
Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
author |
Magalhães, Filipa |
author_facet |
Magalhães, Filipa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Constanca Capdeville Performance Teatro-musica Musica contemporanea Portuguesa Music-theatre Portuguese contemporary music |
topic |
Constanca Capdeville Performance Teatro-musica Musica contemporanea Portuguesa Music-theatre Portuguese contemporary music |
description |
UID/EAT/00693/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 2019-09-30T00:00:00Z 2022-01-19T03:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131107 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2525-9105 PURE: 35640698 https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138072548343808 |