A autorregulação da aprendizagem do inglês: um estudo de caso com recurso ao e-portefólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Manuela da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25874
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
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spelling A autorregulação da aprendizagem do inglês: um estudo de caso com recurso ao e-portefólio802.0:372.88372.88:802.0371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O portefólio constitui um instrumento com um enorme potencial no desenvolvimento de uma pedagogia para a autonomia, no sentido em que o aluno se torna mais responsável pela construção do seu conhecimento. Em Portugal, a investigação sobre portefólios no ensino das línguas estrangeiras é escassa. Torna-se pertinente o estudo que aqui se apresenta, para nos interrogarmos sobre as potencialidades e formas de implementação desta estratégia em contexto escolar. Foi realizado um estudo de caso na modalidade de investigação-ação participante, numa turma do 5.º ano de escolaridade. A investigação é predominantemente interpretativa, tendo como finalidade promover e compreender uma aprendizagem autorregulada com recurso ao e-portefólio. O uso do portefólio digital decorreu do facto do estudo se integrar num projeto piloto do Agrupamento iniciado em 2010/2011 no âmbito do Plano Tecnológico para a Educação, no seio do qual se pretendia explorar as TIC ao serviço da autonomia dos alunos. Constituíram objetivos do estudo: caraterizar representações dos alunos sobre a aprendizagem da Língua Inglesa; promover e analisar processos de autorregulação da aprendizagem da Língua Inglesa através da construção de e-portefólios; avaliar o potencial do e-portefólio no desenvolvimento de processos de autorregulação da aprendizagem da Língua Inglesa. Para dar resposta a estes objetivos, foram realizadas atividades facilitadoras do desenvolvimento do processo de autorregulação da aprendizagem, nomeadamente através da implementação do e-portefólio, através das quais se pretendeu compreender esse processo e ajudar a formar alunos mais autónomos, aumentando as competências de autossupervisão das práticas de ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira. A avaliação da experiência permitiu concluir que o portefólio detém um forte potencial no desenvolvimento de competências reflexivas dos alunos, com realce para a autorregulação, verificando-se o seu papel ativo na construção da própria aprendizagem. A implementação desta estratégia requer também, por parte do professor, a capacidade de reflexão constante com vista à supervisão das suas práticas, bem como a centração nas aprendizagens, indo ao encontro das motivações, interesses e necessidades dos alunos e desenvolvendo materiais potenciadores da autorregulação.The portfolio is a tool with enormous potential for the development of a pedagogy for autonomy, in the sense that the student becomes more responsible for building his/her own knowledge. In Portugal, research on portfolios related to foreign language teaching is scarce. The study here presented is relevant for questioning possibilities and ways of implementing this strategy in a school environment. A case study involving participant action research was developed in a fifth grade-class. The research was predominantly interpretive, with the aim of promoting and understanding self-regulated learning through using the e-portfolio. The use of the digital portfolio derived from the fact that this study was integrated into a larger school projet initiated in 2010/2011 within the Technology Plan for Education, which aimed at exploring ICT for the promotion of learner autonomy. The goals of the research were as follows: to characterize students’ representations of English language learning; to develop and analyse self-regulation skills in English language learning through the construction of eportfolios; to assess the potential value of the e-portfolio in the development of self-regulation skills in English language learning. To answer these objectives, activities were conducted to facilitate the development of self-regulation processes, namely through the implementation of the e-portfolio. The aim of those activities was to understand those processes and help create more autonomous students, increasing the self-supervision of foreign language teaching and learning practices. The assessment of the experience showed that the portfolio has tremendous potential in the development of the students’ reflective skills, particularly self-regulation. Their active role in building their own learning was observed. The implementation of this strategy also requires the teacher’s ability to constantly reflect in order to supervise his/her practices, as well as a focus on learning by responding to the students’ motivations, interests and needs, and by developing materials that promote self-regulation.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoRodrigues, Manuela da Conceição20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:11.067670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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