Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Anabela Gomes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14496
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_a6e298f640a6cc3ee21a2531f8146be3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês371.68802.0:372.88372.88:802.0Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A crescente importância da comunicação multimodal no contexto sócio-cultural e económico da nossa actualidade, representando novas formas de produção de significado que estão associadas a novas formas de interagir e comunicar, gera dinâmicas que suscitam grandes desafios ao sistema educativo. A narrativa digital tem surgido como uma mais-valia para o processo de ensino/aprendizagem. Com o propósito de compreender as potencialidades reais da narrativa digital, nomeadamente o seu impacte na aprendizagem e na satisfação e envolvimento dos alunos no processo, foi realizado um estudo de caso, ao longo do ano lectivo de 2009/ 2010, no qual os alunos de uma turma do 6º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Língua Estrangeira (Inglês), construíram as suas próprias narrativas digitais. O estudo teve como instrumentos de recolha de dados: uma ficha de identificação que caracteriza os participantes; um questionário que compila as percepções dos intervenientes relativamente à experiência de aprendizagem; uma entrevista de grupo que recolhe a opinião dos diferentes grupos sobre preferências na aprendizagem; uma grelha de avaliação das produções escritas realizadas; uma grelha de avaliação das diversas narrativas digitais elaboradas e as observações feitas e registadas no diário do investigador. Constatou-se, com base nos resultados obtidos, que a implementação da narrativa digital criou um contexto de aprendizagem mais favorável ao desenvolvimento da escrita em inglês, do que o contexto habitual, tendo os alunos desenvolvido competências comunicativas e tecnológicas. Esta experiência revelou-se bastante positiva na satisfação e envolvimento dos sujeitos na aprendizagem.The growing importance of multimodal communication in our social, cultural and economic context, expressing new ways of producing meaning that are associated to new ways of interacting and communicating, engenders dynamics that raise great challenges to the educational system. Digital storytelling has emerged as a powerful teaching and learning methodology. However, there is not enough evidence to prove the mentioned educational benefits. Aiming to contribute to a deeper understanding of the real potential of the digital storytelling methodology, a study was designed. A class of 6th grade builds their own digital stories during the school year (2009/2010) in English. A case study was carried out. Several research instruments were developed for data gathering: a questionnaire that characterizes the participants, a questionnaire that collects the participants’ perceptions about the study; a focus group interview that gathers the participants’ opinions about preferences in the learning process; a grid to evaluate students´ written productions; a grid to evaluate the built digital stories and the observations made and noted down in the researcher’s diary. The results evidenced that the digital stories created a student-centred learning environment that is better suited to the development of the students’ writing skills than the regular learning environment. The learning experience has also strengthened students’ engagement and satisfaction in the learning process.Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim SoaresUniversidade do MinhoJesus, Anabela Gomes de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:22.373952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
title Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
spellingShingle Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
Jesus, Anabela Gomes de
371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
title_short Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
title_full Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
title_fullStr Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
title_full_unstemmed Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
title_sort Narrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
author Jesus, Anabela Gomes de
author_facet Jesus, Anabela Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Anabela Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
topic 371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14496
url http://hdl.handle.net/1822/14496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132326021562368