A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Rosário Teixeira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23836
Resumo: Esta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em The Teaching of Action in String Playing (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola , idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os Action Studies , representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.
id RCAP_0d2cc0dbafb6fd10152c844b7a16c70d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violonceloEnsino do instrumento violonceloAction Studies de Paul RollandTécnicaMovimentoPosturaTeaching the cello instrumentAction Studies from Paul RollandTechniqueMovementPostureDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em The Teaching of Action in String Playing (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola , idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os Action Studies , representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.This essay has two fundamental purposes: the first is the presentation and dissemination of Paul Rolland's technical and pedagogical method, as found in "The Teaching of Action in String Playing" (1974), the second aims to apply his "Action Studies , Development and Remedial Techniques for Violin and Viola, idealized for teaching stringed instruments such as Violin, Viola, Cello and Double Bass, in collective classes. These works encompass all the topics considered relevant by Paul Rolland, for the teaching of strings during musical initiation as well as for instrument basic education. With these contributions, important and substantial techniques for learning the Cello are presented, which can be applied in practice. The "Action Studies", represent a sequence of exercises, created to improve technique and performance, contemplating all its phases of learning. Rolland's method is pedagogically unique, because it values basic concepts and ideas (not just notes and songs), developing an essential awareness for body movements.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Joana Rosário Teixeira da2018-01-09T12:03:03Z2017-11-0320172017-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23836TID:201958406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:36.573208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
title A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
spellingShingle A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
Silva, Joana Rosário Teixeira da
Ensino do instrumento violoncelo
Action Studies de Paul Rolland
Técnica
Movimento
Postura
Teaching the cello instrument
Action Studies from Paul Rolland
Technique
Movement
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
title_full A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
title_fullStr A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
title_full_unstemmed A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
title_sort A aplicabilidade do método Paul Rolland no ensino de violoncelo
author Silva, Joana Rosário Teixeira da
author_facet Silva, Joana Rosário Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Rosário Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do instrumento violoncelo
Action Studies de Paul Rolland
Técnica
Movimento
Postura
Teaching the cello instrument
Action Studies from Paul Rolland
Technique
Movement
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino do instrumento violoncelo
Action Studies de Paul Rolland
Técnica
Movimento
Postura
Teaching the cello instrument
Action Studies from Paul Rolland
Technique
Movement
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação tem 2 propósitos fundamentais: o primeiro consiste na apresentação do estado da arte relativamente ao método técnico e pedagógico de Paul Rolland, tal como é encontrado em The Teaching of Action in String Playing (1974), o segundo, um estudo empírico, que visa aplicar os seus Action Studies, Development and Remedial Techniques for Violin and Viola , idealizados para o ensino de instrumentos de corda friccionada como o Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, em classes coletivas, no ensino das cordas durante a iniciação musical e ensino básico de instrumento -violoncelo, em aulas individuais. Considera-se que as contribuições apresentadas nesta investigação sejam importantes e substanciais para a aprendizagem do Violoncelo e que possam ser aplicadas na prática. Os Action Studies , representam uma sequência de exercícios, criados para melhorar a técnica e performance, contemplando todas as suas fases de aprendizagem. O método de Rolland é pedagogicamente único, pois valoriza conceitos básicos e ideias (não apenas notas e músicas), desenvolvendo uma consciência essencial para os movimentos corporais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-03
2017
2017-11-03T00:00:00Z
2018-01-09T12:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23836
TID:201958406
url http://hdl.handle.net/10400.14/23836
identifier_str_mv TID:201958406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131890878251008