Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/ |
Resumo: | Esta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior. |
id |
USP_28eb5bccc366b90a2be501e034b811c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11012023-170614 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.Analysis of the Rolland, Suzuki and Risi methodologies: proposal for application in a collective violin teaching programCollective violin teachingJorge RisiJorge RisiPaul RollandPaul RollandPrograma de ensino coletivo de violinoShinichi SuzukiShinichi SuzukiViolinViolinoEsta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior.This dissertation aims to present a proposal for a collective violin teaching program. As a subsidy for this creation, the research analyzed and compared the proposals of the pedagogues Suzuki, Rolland and Risi, focusing on the technical aspects of body balance, violin positioning, bow grip and rhythmic sense. The pedagogical proposal synthesizes qualities of the methodologies studied in the form of a didactic path oriented to the student\'s first year of contact with the instrument. This path, based on the concept of a flexible curriculum, is based on themes such as body balance, which has great importance in this work, particularities of the motor learning process from a practical point of view, rationalization of biomechanical processes and adaptation of the teaching program to the Brazilian cultural particularities, illustrated by songs from Brazilian folklore. This collective violin teaching program is aimed at early learning and leads to individual teaching at a later time.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTokeshi, ElianePedreros, Haggeo Alfonso Mora2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-12T13:03:31Zoai:teses.usp.br:tde-11012023-170614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-12T13:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. Analysis of the Rolland, Suzuki and Risi methodologies: proposal for application in a collective violin teaching program |
title |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
spellingShingle |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. Pedreros, Haggeo Alfonso Mora Collective violin teaching Jorge Risi Jorge Risi Paul Rolland Paul Rolland Programa de ensino coletivo de violino Shinichi Suzuki Shinichi Suzuki Violin Violino |
title_short |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
title_full |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
title_fullStr |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
title_full_unstemmed |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
title_sort |
Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino. |
author |
Pedreros, Haggeo Alfonso Mora |
author_facet |
Pedreros, Haggeo Alfonso Mora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tokeshi, Eliane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedreros, Haggeo Alfonso Mora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Collective violin teaching Jorge Risi Jorge Risi Paul Rolland Paul Rolland Programa de ensino coletivo de violino Shinichi Suzuki Shinichi Suzuki Violin Violino |
topic |
Collective violin teaching Jorge Risi Jorge Risi Paul Rolland Paul Rolland Programa de ensino coletivo de violino Shinichi Suzuki Shinichi Suzuki Violin Violino |
description |
Esta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256852039991296 |