Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreros, Haggeo Alfonso Mora
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/
Resumo: Esta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior.
id USP_28eb5bccc366b90a2be501e034b811c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012023-170614
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.Analysis of the Rolland, Suzuki and Risi methodologies: proposal for application in a collective violin teaching programCollective violin teachingJorge RisiJorge RisiPaul RollandPaul RollandPrograma de ensino coletivo de violinoShinichi SuzukiShinichi SuzukiViolinViolinoEsta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior.This dissertation aims to present a proposal for a collective violin teaching program. As a subsidy for this creation, the research analyzed and compared the proposals of the pedagogues Suzuki, Rolland and Risi, focusing on the technical aspects of body balance, violin positioning, bow grip and rhythmic sense. The pedagogical proposal synthesizes qualities of the methodologies studied in the form of a didactic path oriented to the student\'s first year of contact with the instrument. This path, based on the concept of a flexible curriculum, is based on themes such as body balance, which has great importance in this work, particularities of the motor learning process from a practical point of view, rationalization of biomechanical processes and adaptation of the teaching program to the Brazilian cultural particularities, illustrated by songs from Brazilian folklore. This collective violin teaching program is aimed at early learning and leads to individual teaching at a later time.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTokeshi, ElianePedreros, Haggeo Alfonso Mora2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-12T13:03:31Zoai:teses.usp.br:tde-11012023-170614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-12T13:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
Analysis of the Rolland, Suzuki and Risi methodologies: proposal for application in a collective violin teaching program
title Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
spellingShingle Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
Pedreros, Haggeo Alfonso Mora
Collective violin teaching
Jorge Risi
Jorge Risi
Paul Rolland
Paul Rolland
Programa de ensino coletivo de violino
Shinichi Suzuki
Shinichi Suzuki
Violin
Violino
title_short Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
title_full Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
title_fullStr Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
title_full_unstemmed Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
title_sort Análise da metodologia de Rolland, Suzuki e Risi: proposta de aplicação em programa de ensino coletivo de violino.
author Pedreros, Haggeo Alfonso Mora
author_facet Pedreros, Haggeo Alfonso Mora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tokeshi, Eliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreros, Haggeo Alfonso Mora
dc.subject.por.fl_str_mv Collective violin teaching
Jorge Risi
Jorge Risi
Paul Rolland
Paul Rolland
Programa de ensino coletivo de violino
Shinichi Suzuki
Shinichi Suzuki
Violin
Violino
topic Collective violin teaching
Jorge Risi
Jorge Risi
Paul Rolland
Paul Rolland
Programa de ensino coletivo de violino
Shinichi Suzuki
Shinichi Suzuki
Violin
Violino
description Esta dissertação tem o intuito de apresentar uma proposta de programa de ensino coletivo de violino. Como subsídio para essa criação, a pesquisa analisou e comparou as propostas dos pedagogos Suzuki, Rolland e Risi, focando nos aspectos técnicos de equilíbrio corporal, posicionamento do violino, empunhadura de arco e senso rítmico. A proposta pedagógica sintetiza qualidades das metodologias estudadas na forma de um caminho didático orientado ao primeiro ano de contato do aluno com o instrumento. Este caminho, embasado no conceito de um currículo flexível, é assentado em temas como equilíbrio corporal, de importante destaque neste trabalho, particularidades do processo de aprendizagem motora desde um ponto de vista prático, racionalização dos processos biomecânicos e adequação do programa de ensino às particularidades culturais do Brasil, ilustrado por músicas do folclore brasileiro. Este programa de ensino coletivo de violino é direcionado ao início do aprendizado e conduz ao ensino individual em um momento posterior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11012023-170614/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256852039991296