Análise da sinistralidade rodoviária no concelho de Aveiro: medidas para a sua redução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Patrícia Emanuela Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16943
Resumo: A sinistralidade rodoviária tem sido considerada nas últimas décadas um problema de saúde pública com repercussões severas a nível económico e social. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente cerca de 1,24 milhões de pessoas percam a vida em resultado de acidentes de viação. Embora a nível europeu o número de vítimas mortais tenha sofrido uma tremenda redução e apesar de Portugal ter atingido melhorias significativas ao nível da sinistralidade rodoviária, os números atuais revelam que, ainda está acima da média europeia no que respeita ao número de mortes por milhão de habitantes. Os acidentes rodoviários estão diretamente relacionados com a interação de três fatores que fazem parte do sistema rodoviário, a saber, o condutor, o veículo e a infraestrutura. Desta forma, a caraterização através da recolha de dados referentes aos fatores citados, provenientes dos locais de acidente, torna-se fundamental na caraterização da sinistralidade rodoviária e na análise das possíveis causas. No âmbito do presente trabalho, foram abordados conceitos referentes à recolha e análise dos registos de acidentes, que serviram de base à identificação e à proposta de tratamento das zonas de acumulação de acidentes, para futura implementação de medidas corretivas. Também foi feita uma caraterização da sinistralidade rodoviária no contexto europeu, português, do distrito e do concelho de Aveiro. Esta dissertação tem como objetivo analisar a situação existente no concelho de Aveiro, com vista à identificação dos locais de acumulação de acidentes e propor a implementação de medidas ao nível da infraestrutura com vista à redução das atuais taxas de sinistralidade. Neste trabalho os locais de acumulação de acidentes no concelho de Aveiro foram identificados através da análise e tratamento de dados fornecidos pela ANSR, entre 2009 e 2013, tendo por base uma metodologia referente à frequência de acidentes e ao indicador de sinistralidade rodoviária municipal (IRSM). Posteriormente, para esses locais foram propostas medidas corretivas de baixo custo ao nível da infraestrutura, baseadas sobretudo em sinalização e alterações geométricas com vista à redução dos níveis de sinistralidade e melhoria da segurança rodoviária. Concluiu-se que o concelho de Aveiro apresentou, nestes cinco anos de estudo, bons indicativos no que respeita à redução dos índices de sinistralidade rodoviária, estando ainda muito aquém do esperado comparativamente com o contexto de Portugal. Por último, a localização exata dos acidentes torna-se fundamental para uma rigorosa caraterização da sinistralidade garantindo uma maior eficiência das medidas implementadas na infraestrutura.
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Desta forma, a caraterização através da recolha de dados referentes aos fatores citados, provenientes dos locais de acidente, torna-se fundamental na caraterização da sinistralidade rodoviária e na análise das possíveis causas. No âmbito do presente trabalho, foram abordados conceitos referentes à recolha e análise dos registos de acidentes, que serviram de base à identificação e à proposta de tratamento das zonas de acumulação de acidentes, para futura implementação de medidas corretivas. Também foi feita uma caraterização da sinistralidade rodoviária no contexto europeu, português, do distrito e do concelho de Aveiro. Esta dissertação tem como objetivo analisar a situação existente no concelho de Aveiro, com vista à identificação dos locais de acumulação de acidentes e propor a implementação de medidas ao nível da infraestrutura com vista à redução das atuais taxas de sinistralidade. Neste trabalho os locais de acumulação de acidentes no concelho de Aveiro foram identificados através da análise e tratamento de dados fornecidos pela ANSR, entre 2009 e 2013, tendo por base uma metodologia referente à frequência de acidentes e ao indicador de sinistralidade rodoviária municipal (IRSM). Posteriormente, para esses locais foram propostas medidas corretivas de baixo custo ao nível da infraestrutura, baseadas sobretudo em sinalização e alterações geométricas com vista à redução dos níveis de sinistralidade e melhoria da segurança rodoviária. Concluiu-se que o concelho de Aveiro apresentou, nestes cinco anos de estudo, bons indicativos no que respeita à redução dos índices de sinistralidade rodoviária, estando ainda muito aquém do esperado comparativamente com o contexto de Portugal. Por último, a localização exata dos acidentes torna-se fundamental para uma rigorosa caraterização da sinistralidade garantindo uma maior eficiência das medidas implementadas na infraestrutura.In the last decades, road traffic accidents have been considered a public health affair, with severe consequences both economically and socially. World Health Organization (WHO) estimates that, around, 1,24 million of people, loose their lives, annually, due to road accidents. Despite that, in Europe, the number of mortal victims has been reduced, tremendously, and even though Portugal has achieved notorious improvements, when it comes to road accidents, actual numbers show that, it is still above the European average regarding the number of deaths per million of inhabitants. Road accidents are directly related with the interaction between three factors, which are part of road system, these are the driver, the vehicle and the infrastructure. So, recovering data, referent to the previously mentioned factors, from the accidents, becomes fundamental for characterizing road accidents and analysing possible root causes. For this paper, concepts related with the recovery and analysis of accidents registry have been studied and used, which were the corner stone for identifying and proposing the treatment of accident build-up zones, having in mind the future implementation of corrective actions. In parallel, a characterization of road accidents, in the European context, was made for the county of Aveiro. This paperwork was done to analyse the actual situation of Aveiro’s county, with the goal to identify the accident build-up zones and propose actions for implementation to achieve a reduction on the actual accident rate. Aveiro’s accident build-up zones were identified by treatment and analysis of data, provided by the National Authority in Road Safety (ANSR), for the period between 2009 and 2013, having by corner stone a methodology based on accident frequency and the municipal road accident indicator (IRSM). Afterwards, for these zones, corrective actions were proposed, with a low cost, when it comes to infrastructure, mostly related with signalling and geometrical changes, with the goal of reducing the accident rate and improving the road safety. It was concluded that, in these five years of research, the county of Aveiro presented good indicators for reducing the rate of road accidents, still being very far from the expected when compared to Portugal’s context. Lastly the exact accident location is fundamental for a rigorous accident characterization, which guarantees better efficiency for infrastructure actions implemented.Universidade de Aveiro2017-03-01T16:22:18Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16943TID:201603551porFigueiredo, Patrícia Emanuela Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:22Zoai:ria.ua.pt:10773/16943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:11.583930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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