Educação rodoviária e infrações ao código da estrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas, Paula Isabel Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10170
Resumo: A sinistralidade rodoviária tornou-se uma doença social generalizada, com consequências trágicas, humanas e sociais; a nível humano, com mortes, internamentos e tratamentos prolongados e incapacidades permanentes; a nível social, com elevados custos socioeconómicos. Os condutores portugueses conhecem a gravidade das infrações que praticam e se refletem no aumento da sinistralidade rodoviária? Conhecem as contraordenações rodoviárias descritas no Código da Estrada? Que medidas têm sido aplicadas na Europa e em Portugal para combater a sinistralidade rodoviária? Pretende-se saber se e em que medida os titulares de carta de condução conhecem as contraordenações do Código da Estrada correspondentes às infrações cometidas. Recorre-se à síntese bibliográfica, nomeadamente estatística, e procede-se a um estudo de caso. Analisa-se comparativamente as medidas europeias para diminuir a sinistralidade rodoviária. Seguidamente analisa-se em estudo de caso os conhecimentos dos condutores portugueses em relação às contraordenações do código da estrada correspondentes às infrações cometidas. A educação rodoviária mostra-se uma necessidade pessoal e social permanente para todos ao longo da vida.
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