Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3672 |
Resumo: | Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 |
id |
RCAP_0d3f31c6853b7ebf713cb57f82a301eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolaresGestãoAdministraçãoOrganização escolarEstratégiaMarketing educacionalDissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013Num ambiente organizacional de cariz escolar, em que as políticas e as tomadas de decisão estratégicas acontecem de forma permanente, o Marketing Educacional pode transformar-se numa ferramenta importante de apoio. Assim, o presente trabalho parte duma problemática delineada por uma investigação qualitativa do modelo interpretativo, associado a um conjunto de questões de pesquisa em torno das questões seguintes: Quais as estratégias de marketing nas organizações escolares? Quais as oportunidades desenvolvidas através do marketing que levem a uma maior competitividade e acréscimo de valor? Como pode o marketing influenciar os colaboradores / clientes ao nível da satisfação? É possível contribuir com conhecimento para uma abordagem do marketing ao nível da gestão educacional? Esta investigação indica que o Marketing Educacional, adquire uma importância naquilo que a escola pretende promover e oferecer à comunidade educativa. A escola enquanto organização pode levar as famílias e alunos a optar entre as várias ofertas e condições. A investigação é elaborada com base em entrevistas semidiretivas, respeitando previamente um roteiro. A opção por esta estratégia metodológica, tem a ver com o facto do presente estudo investigar um caso atual, e no seu campo de ação próprio. Esta pesquisa incidiu sobre gestores de várias organizações escolares sendo elas, pública e privada de tipologia: profissional, básico e secundário, sendo esta amostragem por conveniência. O trabalho conclui que a utilização do marketing educacional, não é totalmente desconhecido mas ainda existe alguma resistência por parte das organizações escolares, no entanto começa a ser utilizado como um instrumento de gestão e administração das organizações escolares.Carreira, Teresa PiresSapientiaMendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia2014-03-19T15:10:12Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3672TID:202480798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:47Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:13.095900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
title |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
spellingShingle |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia Gestão Administração Organização escolar Estratégia Marketing educacional |
title_short |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
title_full |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
title_fullStr |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
title_full_unstemmed |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
title_sort |
Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares |
author |
Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia |
author_facet |
Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreira, Teresa Pires Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Administração Organização escolar Estratégia Marketing educacional |
topic |
Gestão Administração Organização escolar Estratégia Marketing educacional |
description |
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-19T15:10:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3672 TID:202480798 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3672 |
identifier_str_mv |
TID:202480798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133181649092608 |