Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3672
Resumo: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
id RCAP_0d3f31c6853b7ebf713cb57f82a301eb
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolaresGestãoAdministraçãoOrganização escolarEstratégiaMarketing educacionalDissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013Num ambiente organizacional de cariz escolar, em que as políticas e as tomadas de decisão estratégicas acontecem de forma permanente, o Marketing Educacional pode transformar-se numa ferramenta importante de apoio. Assim, o presente trabalho parte duma problemática delineada por uma investigação qualitativa do modelo interpretativo, associado a um conjunto de questões de pesquisa em torno das questões seguintes: Quais as estratégias de marketing nas organizações escolares? Quais as oportunidades desenvolvidas através do marketing que levem a uma maior competitividade e acréscimo de valor? Como pode o marketing influenciar os colaboradores / clientes ao nível da satisfação? É possível contribuir com conhecimento para uma abordagem do marketing ao nível da gestão educacional? Esta investigação indica que o Marketing Educacional, adquire uma importância naquilo que a escola pretende promover e oferecer à comunidade educativa. A escola enquanto organização pode levar as famílias e alunos a optar entre as várias ofertas e condições. A investigação é elaborada com base em entrevistas semidiretivas, respeitando previamente um roteiro. A opção por esta estratégia metodológica, tem a ver com o facto do presente estudo investigar um caso atual, e no seu campo de ação próprio. Esta pesquisa incidiu sobre gestores de várias organizações escolares sendo elas, pública e privada de tipologia: profissional, básico e secundário, sendo esta amostragem por conveniência. O trabalho conclui que a utilização do marketing educacional, não é totalmente desconhecido mas ainda existe alguma resistência por parte das organizações escolares, no entanto começa a ser utilizado como um instrumento de gestão e administração das organizações escolares.Carreira, Teresa PiresSapientiaMendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia2014-03-19T15:10:12Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3672TID:202480798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:47Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:13.095900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
title Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
spellingShingle Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
Gestão
Administração
Organização escolar
Estratégia
Marketing educacional
title_short Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
title_full Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
title_fullStr Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
title_full_unstemmed Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
title_sort Marketing educacional como instrumento de gestão e administração nos estabelecimentos escolares
author Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
author_facet Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carreira, Teresa Pires
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tito Romeu Gomes de Sousa Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Administração
Organização escolar
Estratégia
Marketing educacional
topic Gestão
Administração
Organização escolar
Estratégia
Marketing educacional
description Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-19T15:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3672
TID:202480798
url http://hdl.handle.net/10400.1/3672
identifier_str_mv TID:202480798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133181649092608