Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2005 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Download full: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/74572 |
Summary: | O estudo analisa as competências essenciais para os profissionais de computação, verificando a existência de um gap entre a percepção de três grupos de indivíduos: profissionais, gestores e professores. Verifica, ainda, o grau de relevância e as divergências das competências, segundo a percepção de cada grupo; e o gap existente entre as competências demandadas e ofertadas. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa e faz ampla revisão da literatura sobre o tema. O marco teórico está fundamentado no Modelo de Competências de Le Boterf (2003) e no Modelo de Análise do Gap da Qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), articulado com a Qualidade em Instituições de Ensino de Sirvanci (1996) e com a abordagem de Kotler e Fox (1994) sobre Marketing para Instituições Educacionais. A partir dos modelos referenciais, aplicou-se o Teste T para teste das hipóteses. Os resultados revelaram a existência de gaps de percepção e gaps de competências entre os diferentes grupos pesquisados. |
id |
UFOR_4fa2df549179259ecdac7a60d0e3c9d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::74572 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computaçãoMarketing educacionalPlanejamento estratégicoO estudo analisa as competências essenciais para os profissionais de computação, verificando a existência de um gap entre a percepção de três grupos de indivíduos: profissionais, gestores e professores. Verifica, ainda, o grau de relevância e as divergências das competências, segundo a percepção de cada grupo; e o gap existente entre as competências demandadas e ofertadas. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa e faz ampla revisão da literatura sobre o tema. O marco teórico está fundamentado no Modelo de Competências de Le Boterf (2003) e no Modelo de Análise do Gap da Qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), articulado com a Qualidade em Instituições de Ensino de Sirvanci (1996) e com a abordagem de Kotler e Fox (1994) sobre Marketing para Instituições Educacionais. A partir dos modelos referenciais, aplicou-se o Teste T para teste das hipóteses. Os resultados revelaram a existência de gaps de percepção e gaps de competências entre os diferentes grupos pesquisados.This study analyzes the essential competences for the computation professionals, verifying the existence of a gap between the perception of three groups of individuals: professionals, managers and professors. It verifies, still, the degree of relevance and the divergences of the competences, according to perception of each group; and verifies the gap between the demanded and offered competences. This is an exploratore, descriptive, qualitative and quantitative research and makes ample revision of the literature on the subject. The theoretical landmark is based on the Model of Competences of Le Boterf (2003) and on the Model of Analysis of the Gap of the Quality of Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), articulated with the Quality in Educational Institutions of Sirvanci (1996) and with the boarding of Kotler and Fox (1994) on Marketing for Educational Institutions. Test T was applied to test the hypotheses. The results had disclosed the existence of gaps of perception and gaps of competences between the different searched groups.Veiga Neto, Alípio RamosVeiga Neto, Alípio RamosArruda, Danielle Miranda de OliveiraThomaz, Antônio Clécio FontellesUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasLima, Roberta Filgueiras2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/74572https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/1809Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 73663porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T19:06:43Zoai::74572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T19:06:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
title |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
spellingShingle |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação Lima, Roberta Filgueiras Marketing educacional Planejamento estratégico |
title_short |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
title_full |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
title_fullStr |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
title_full_unstemmed |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
title_sort |
Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação |
author |
Lima, Roberta Filgueiras |
author_facet |
Lima, Roberta Filgueiras |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga Neto, Alípio Ramos Veiga Neto, Alípio Ramos Arruda, Danielle Miranda de Oliveira Thomaz, Antônio Clécio Fontelles Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Roberta Filgueiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing educacional Planejamento estratégico |
topic |
Marketing educacional Planejamento estratégico |
description |
O estudo analisa as competências essenciais para os profissionais de computação, verificando a existência de um gap entre a percepção de três grupos de indivíduos: profissionais, gestores e professores. Verifica, ainda, o grau de relevância e as divergências das competências, segundo a percepção de cada grupo; e o gap existente entre as competências demandadas e ofertadas. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa e faz ampla revisão da literatura sobre o tema. O marco teórico está fundamentado no Modelo de Competências de Le Boterf (2003) e no Modelo de Análise do Gap da Qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), articulado com a Qualidade em Instituições de Ensino de Sirvanci (1996) e com a abordagem de Kotler e Fox (1994) sobre Marketing para Instituições Educacionais. A partir dos modelos referenciais, aplicou-se o Teste T para teste das hipóteses. Os resultados revelaram a existência de gaps de percepção e gaps de competências entre os diferentes grupos pesquisados. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/74572 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/74572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/1809 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 73663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1797239722004709376 |