Estratégia de marketing educacional: o caso da área de computação

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Main Author: Lima, Roberta Filgueiras
Publication Date: 2005
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
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Summary: O estudo analisa as competências essenciais para os profissionais de computação, verificando a existência de um gap entre a percepção de três grupos de indivíduos: profissionais, gestores e professores. Verifica, ainda, o grau de relevância e as divergências das competências, segundo a percepção de cada grupo; e o gap existente entre as competências demandadas e ofertadas. A pesquisa é exploratória e descritiva, qualitativa e quantitativa e faz ampla revisão da literatura sobre o tema. O marco teórico está fundamentado no Modelo de Competências de Le Boterf (2003) e no Modelo de Análise do Gap da Qualidade de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), articulado com a Qualidade em Instituições de Ensino de Sirvanci (1996) e com a abordagem de Kotler e Fox (1994) sobre Marketing para Instituições Educacionais. A partir dos modelos referenciais, aplicou-se o Teste T para teste das hipóteses. Os resultados revelaram a existência de gaps de percepção e gaps de competências entre os diferentes grupos pesquisados.
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