A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3962 |
Resumo: | Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse. |
id |
RCAP_0d3f8e6c0c710b81550e41ef42b8a057 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docenteThe action research to support the professional development of teachersInvestigação-acçãoDesenvolvimento profissionalMudança educativaAction researchProfessional developmentEducational changeNeste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2011-04-06T13:31:10Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3962porPires, Cristina Mesquita Gomes (2010). A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 66-831645-477410.34620/eduser.v2i2.23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.655972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente The action research to support the professional development of teachers |
title |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente Mesquita, Cristina Investigação-acção Desenvolvimento profissional Mudança educativa Action research Professional development Educational change |
title_short |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
title_full |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente |
author |
Mesquita, Cristina |
author_facet |
Mesquita, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-acção Desenvolvimento profissional Mudança educativa Action research Professional development Educational change |
topic |
Investigação-acção Desenvolvimento profissional Mudança educativa Action research Professional development Educational change |
description |
Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-04-06T13:31:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3962 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Cristina Mesquita Gomes (2010). A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 66-83 1645-4774 10.34620/eduser.v2i2.23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135175594999808 |