A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3962
Resumo: Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse.
id RCAP_0d3f8e6c0c710b81550e41ef42b8a057
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docenteThe action research to support the professional development of teachersInvestigação-acçãoDesenvolvimento profissionalMudança educativaAction researchProfessional developmentEducational changeNeste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2011-04-06T13:31:10Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3962porPires, Cristina Mesquita Gomes (2010). A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 66-831645-477410.34620/eduser.v2i2.23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.655972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
The action research to support the professional development of teachers
title A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
spellingShingle A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
Mesquita, Cristina
Investigação-acção
Desenvolvimento profissional
Mudança educativa
Action research
Professional development
Educational change
title_short A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
title_full A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
title_fullStr A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
title_sort A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente
author Mesquita, Cristina
author_facet Mesquita, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-acção
Desenvolvimento profissional
Mudança educativa
Action research
Professional development
Educational change
topic Investigação-acção
Desenvolvimento profissional
Mudança educativa
Action research
Professional development
Educational change
description Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais. Nesta análise salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo dos actores e o impulso democrático. In this paper we seek to highlight the potential of action research to support the professional development of teachers. The use of action research in education settings is based on the recognition of teachers as actors and authors, involving them in research about their practice, the subsequent theoretical production about their educational choices and recognizing the value of its conceptual logic. This analysis emphasizes the characteristics of action research that contributes to educational change in particular through stimulating and the collaborative dynamics, permanent reflection and the reconstruction of praxiological knowledge, as well as the involvement of stakeholders and participatory democratic impulse.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-06T13:31:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3962
url http://hdl.handle.net/10198/3962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Cristina Mesquita Gomes (2010). A investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 66-83
1645-4774
10.34620/eduser.v2i2.23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135175594999808