Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27866 |
Resumo: | Os meios que constituem a linguagem humana estendem-se pela virtualidade e torna o conceito da comunicação relativo ao contexto em que se desenvolve. Na arte contemporânea, o poder representativo por trás das convenções simbólicas oscila entre os territórios do sujeito e dos signos que afetam sua experiência consciente. A partir dos discursos metafóricos, literais e prosaicos, a poética e, consequentemente, a linguagem, manifestam-se com suas contradições para além dos instrumentos institucionais de discurso, oscilando entre o precário e o visceral, como uma identidade dissimulada em forma de delírio. A investigação que tangencia este mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais traveste-se de poesia visual para refletir o absurdo no tempo das narrativas conceituais, na percepção da ambiguidade do humor e na relatividade da representação do corpo humano ao transitar entre a ação performática e o registo como imagem digital; ABSTRACT: The means that make up human language extend through virtuality and makes the concept of communication relative to the context in which it develops. In contemporary art, the representative power behind symbolic conventions oscillates between the territories of the subject and the signs that affect their conscious experience. From the metaphorical, literal and prosaic discourses, poetics and, consequently, language, manifest themselves with their contradictions beyond the institutional instruments of discourse, oscillating between the precarious and the visceral, as an identity disguised in the form of delusion. The research that touches this masters in Artistic Practices in Visual Arts transforms itself of visual poetry to reflect the absurd in the time of the conceptual narratives, in the perception of the ambiguity of the humor and in the relativity of the representation of the human body when transiting between the performance action and the registration as a digital image. |
id |
RCAP_0d4b293c8539ad929a21401d64111d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/27866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimuladoDesenhoCorpoFotografiaPoéticaPerformanceDrawingBodyPhotographyPoeticPerformanceOs meios que constituem a linguagem humana estendem-se pela virtualidade e torna o conceito da comunicação relativo ao contexto em que se desenvolve. Na arte contemporânea, o poder representativo por trás das convenções simbólicas oscila entre os territórios do sujeito e dos signos que afetam sua experiência consciente. A partir dos discursos metafóricos, literais e prosaicos, a poética e, consequentemente, a linguagem, manifestam-se com suas contradições para além dos instrumentos institucionais de discurso, oscilando entre o precário e o visceral, como uma identidade dissimulada em forma de delírio. A investigação que tangencia este mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais traveste-se de poesia visual para refletir o absurdo no tempo das narrativas conceituais, na percepção da ambiguidade do humor e na relatividade da representação do corpo humano ao transitar entre a ação performática e o registo como imagem digital; ABSTRACT: The means that make up human language extend through virtuality and makes the concept of communication relative to the context in which it develops. In contemporary art, the representative power behind symbolic conventions oscillates between the territories of the subject and the signs that affect their conscious experience. From the metaphorical, literal and prosaic discourses, poetics and, consequently, language, manifest themselves with their contradictions beyond the institutional instruments of discourse, oscillating between the precarious and the visceral, as an identity disguised in the form of delusion. The research that touches this masters in Artistic Practices in Visual Arts transforms itself of visual poetry to reflect the absurd in the time of the conceptual narratives, in the perception of the ambiguity of the humor and in the relativity of the representation of the human body when transiting between the performance action and the registration as a digital image.Universidade de Évora2020-05-12T11:42:12Z2020-05-122020-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/27866http://hdl.handle.net/10174/27866TID:202480534porDepartamento de Artes Visuais e Designlou.madalosso@gmail.com203Madalosso, Louise Tambara Velhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:50.311610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
title |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
spellingShingle |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado Madalosso, Louise Tambara Velho Desenho Corpo Fotografia Poética Performance Drawing Body Photography Poetic Performance |
title_short |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
title_full |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
title_fullStr |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
title_full_unstemmed |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
title_sort |
Inaplicáveis: poéticas do desenho dissimulado |
author |
Madalosso, Louise Tambara Velho |
author_facet |
Madalosso, Louise Tambara Velho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madalosso, Louise Tambara Velho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Corpo Fotografia Poética Performance Drawing Body Photography Poetic Performance |
topic |
Desenho Corpo Fotografia Poética Performance Drawing Body Photography Poetic Performance |
description |
Os meios que constituem a linguagem humana estendem-se pela virtualidade e torna o conceito da comunicação relativo ao contexto em que se desenvolve. Na arte contemporânea, o poder representativo por trás das convenções simbólicas oscila entre os territórios do sujeito e dos signos que afetam sua experiência consciente. A partir dos discursos metafóricos, literais e prosaicos, a poética e, consequentemente, a linguagem, manifestam-se com suas contradições para além dos instrumentos institucionais de discurso, oscilando entre o precário e o visceral, como uma identidade dissimulada em forma de delírio. A investigação que tangencia este mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais traveste-se de poesia visual para refletir o absurdo no tempo das narrativas conceituais, na percepção da ambiguidade do humor e na relatividade da representação do corpo humano ao transitar entre a ação performática e o registo como imagem digital; ABSTRACT: The means that make up human language extend through virtuality and makes the concept of communication relative to the context in which it develops. In contemporary art, the representative power behind symbolic conventions oscillates between the territories of the subject and the signs that affect their conscious experience. From the metaphorical, literal and prosaic discourses, poetics and, consequently, language, manifest themselves with their contradictions beyond the institutional instruments of discourse, oscillating between the precarious and the visceral, as an identity disguised in the form of delusion. The research that touches this masters in Artistic Practices in Visual Arts transforms itself of visual poetry to reflect the absurd in the time of the conceptual narratives, in the perception of the ambiguity of the humor and in the relativity of the representation of the human body when transiting between the performance action and the registration as a digital image. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12T11:42:12Z 2020-05-12 2020-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/27866 http://hdl.handle.net/10174/27866 TID:202480534 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/27866 |
identifier_str_mv |
TID:202480534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Visuais e Design lou.madalosso@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136660223426560 |