Impacto do home office nos relacionamentos interpessoais de trabalho: perceções dos teletrabalhadores em contexto de COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36130 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo compreender os efeitos do modelo de home office, regime de trabalho instigado pela expansão do vírus SARS-CoV-2, na relação com colegas de trabalho. Esta investigação avalia as perceções de profissionais no que se refere aos seus relacionamentos em contexto de teletrabalho domiciliário, principais vantagens e inconvenientes do home office na comunicação interpessoal entre colegas de trabalho, averiguando-se perceções acerca do apoio técnico prestado pelas organizações e “boas” práticas de comunicação interpessoal entre colegas de trabalho. De modo a responder aos objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa qualitativa com recurso à revisão de literatura e à aplicação de entrevistas a uma amostra de 5 profissionais. Os profissionais percecionaram os seus relacionamentos como vínculos estritamente profissionais, distantes e conflituosos com os seus colegas. Esta interação social isolada e distante com colegas e equipas de trabalho foi percecionada como proveitosa devido à ausência de distrações e conflitos. Os riscos do home office podem ser amenizados através de condutas específicas, associadas a um ambiente propício à interação e bons relacionamentos interpessoais entre membros de equipas de trabalho remoto. Este estudo pretende lançar luz sobre a temática das relações interpessoais em regime de home office, destacando a relevância desta temática para benefício de um “Novo Normal” aprimorado e uma nova realidade empresarial pós-pandemia em Portugal. |
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Impacto do home office nos relacionamentos interpessoais de trabalho: perceções dos teletrabalhadores em contexto de COVID-19Relações interpessoais no trabalhoHome officeTeletrabalhoCOVID-19A presente dissertação tem por objetivo compreender os efeitos do modelo de home office, regime de trabalho instigado pela expansão do vírus SARS-CoV-2, na relação com colegas de trabalho. Esta investigação avalia as perceções de profissionais no que se refere aos seus relacionamentos em contexto de teletrabalho domiciliário, principais vantagens e inconvenientes do home office na comunicação interpessoal entre colegas de trabalho, averiguando-se perceções acerca do apoio técnico prestado pelas organizações e “boas” práticas de comunicação interpessoal entre colegas de trabalho. De modo a responder aos objetivos propostos, optou-se por uma pesquisa qualitativa com recurso à revisão de literatura e à aplicação de entrevistas a uma amostra de 5 profissionais. Os profissionais percecionaram os seus relacionamentos como vínculos estritamente profissionais, distantes e conflituosos com os seus colegas. Esta interação social isolada e distante com colegas e equipas de trabalho foi percecionada como proveitosa devido à ausência de distrações e conflitos. Os riscos do home office podem ser amenizados através de condutas específicas, associadas a um ambiente propício à interação e bons relacionamentos interpessoais entre membros de equipas de trabalho remoto. Este estudo pretende lançar luz sobre a temática das relações interpessoais em regime de home office, destacando a relevância desta temática para benefício de um “Novo Normal” aprimorado e uma nova realidade empresarial pós-pandemia em Portugal.The present dissertation aims to understand the effects of the home office model - a remote work arrangement prompted by the sudden development of the SARS-CoV-2 virus - in co-worker relationships. This study assesses the perceptions of professionals regarding their workplace relationships in the context of home teleworking, home office’s main advantages and disadvantages in interpersonal communication between co-workers, perceptions about the technical support provided by organizations and proposes best practices of interpersonal communication between co-workers. To answer the proposed objectives, a qualitative research was carried out through two research methods: a literature review and the application of interviews to a sample of 5 professionals. The employees reported strictly professional, distant, and conflicting relationships with their co-workers. The reported distant social interaction between colleagues and work teams during coronavirus was perceived as beneficial due to the lack of interruptions and negative engagements with their colleagues. The inconveniences and risks of the home office model can be tackled through a set of specific conducts to assure high quality interpersonal relationships within remote team members. This research offers insights into interpersonal relationships in the home office, as a response to crisis management, in benefit of an enhanced "New Normal" and as part of the new post-pandemic corporative reality in Portugal.La presente disertación tiene como objetivo comprender los efectos de la modalidad home office, un régimen de trabajo instigado por la expansión del virus SARS-CoV-2, en las relaciones entre compañeros de trabajo. Esta investigación evalúa las percepciones de los profesionales respecto a sus relaciones en contexto del teletrabajo domiciliario, principales ventajas y desventajas del home office en la comunicación interpersonal entre compañeros de trabajo, verificando las percepciones sobre el soporte técnico ofrecido por las organizaciones y buenas de prácticas de comunicación interpersonal y entre compañeros de trabajo. Para dar respuesta a los objetivos propuestos se optó por una investigación cualitativa que incluyó la revisión bibliográfica y la aplicación de entrevistas a una muestra de 5 profesionales. Los profesionales entrevistados revelaron que mantuvieron relaciones estrictamente profesionales, distantes y conflictivas con sus colegas. Esta interacción social aislada y distante con los colegas y equipos de trabajo fue percibida como satisfactoria y más fructífera debido a la ausencia de distracciones y conflictos. Los riesgos del home office pueden ser mitigados a través de comportamientos específicos, asociados a un ambiente propicio para la interacción y buenas relaciones interpersonales entre los integrantes del grupo de trabajo remoto. Este estudio tiene como objetivo arrojar luz sobre el tema de las relaciones interpersonales en home office, destacando la relevancia de este tema en beneficio de una "Nueva Normalidad" mejorada y una nueva realidad empresarial pospandemia en Portugal.2023-01-31T11:20:21Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36130porProença, Sofia Raquel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:40Zoai:ria.ua.pt:10773/36130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:01.907468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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