As transformações em época de pandemia e o trabalho home office: um estudo com gestores e trabalhadores de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Michele da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223642
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
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spelling As transformações em época de pandemia e o trabalho home office: um estudo com gestores e trabalhadores de empresaspandemiahome officeteletrabalhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste trabalho teve como objetivo analisar a adaptação ao trabalho home office, imposto pela pandemia da COVID-19, na visão de trabalhadores e gestores de empresas. Dentre os objetivos específicos, verificou-se as principais características, vantagens e desvantagens do trabalho nesta modalidade. Para tanto, fez-se uso de dados secundários com o levantamento da literatura em busca de definições, classificações e temas correlatos ao home office, bem como de dados primários por meio de instrumentos de coleta de dados já existentes, para adaptação à realidade do trabalho em tela, e sua aplicação. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa apresenta caráter exploratório e descritivo e, dentre os fatores levantados estão os benefícios e dificuldades enfrentados pelos trabalhadores e gestores de empresas. A amostra foi não probabilística, por conveniência, não sendo representativa do universo, e utilizou de análise via estatística descritiva, com a apresentação de percentuais e gráficos. Assim, foi feita uma survey, em que se enviou um convite por e-mail e aplicativo de mensagens, da rede de contatos da autora deste TCC e de sua professora orientadora. Dentre os resultados com os trabalhadores, a maior parte aderiu ao home office; dos 85 respondentes, 48 estão atuando neste formato, o que equivale a 56,5% e, destes, 43,8% indicou ter ensino superior completo; 45,8% das empresas atuavam no segmento de serviços, com destaque para área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os trabalhadores avaliaram seu desempenho no home office como “muito bom” (41,7%). Dentre os resultados dos três gestores entrevistados, dois gestores das empresas desenvolvedoras de software não formalizaram o contrato ou aditivo contratual referente ao home office, bem como não implantaram sistema para controle de ponto. Já, o gestor da empresa de consultoria, que teve seu boom de crescimento durante a pandemia, iniciou a relação trabalhista via modalidade home office e, portanto, buscou assessoria especializada em direito trabalhista e especificidades desta modalidade laboral. Como oportunidades para trabalhos futuros, uma das sugestões seria aumentar o período de disponibilização do questionário e buscar respostas em maior escala, outra possibilidade seria realizar um levantamento apenas com trabalhadores e gestores que aderiram ao home office, especificamente, no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação.Araranguá, SCTrierweiller, Andrea CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Michele da Silva2021-05-22T01:09:19Z2021-05-22T01:09:19Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-18T14:26:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223642Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-18T14:26:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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