Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filipa Joana Seabra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2580
Resumo: A criatividade como fenómeno multidimensional compreende diferentes construtos. A complementaridade de benefícios que a criatividade disponibiliza quer a nível pessoal quer a nível social são expressivos, contudo, ainda não é consensual uma só definição de criatividade e não há acordo quanto ao processo mais adequado para o seu desenvolvimento. O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde foram sinalizam dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois relacionou estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.
id RCAP_0d4f429f2d496a020181f1ae0014279a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológicaCriatividadeIntervenção psicológicaRevisão sistemática qualitativa da literaturaCreativityPsychological interventionSystematic qualitative review of literatureA criatividade como fenómeno multidimensional compreende diferentes construtos. A complementaridade de benefícios que a criatividade disponibiliza quer a nível pessoal quer a nível social são expressivos, contudo, ainda não é consensual uma só definição de criatividade e não há acordo quanto ao processo mais adequado para o seu desenvolvimento. O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde foram sinalizam dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois relacionou estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.Creativity as a multidimensional phenomenon comprises different constructs. The complementarity of benefits that creativity provides both personally and socially are expressive, however, it is not yet consensual a single definition of creativity and there is agreement on the most appropriate process for its development. The present study contributes to the research of creativity in educational contexts aiming to answer the main research question: "What are the applications of creativity in psychological intervention in educational contexts?". The analysis of the 88 studies included in this systematic qualitative and quantitative review of the literature allowed us to point out three broad categories, one of which is devoted to studies related to psychological intervention in Higher Education, where two themes of meaning were pointed out: teaching work and promotion in creativity; category two related studies on the psychological architecture of creativity, where three themes of meaning were signalled, psychological evaluation, innovation and creativity, and the psychological characteristics of creativity; and category three dedicated to pedagogical practices in the promotion of creativity, where three themes of meaning were signalled, pedagogical strategies / methodologies, teacher training and education for creativity. The study was concluded with the discussion of the categories, highlighting the most relevant results, the critical evaluation of the research itself, the comparison of the results with the relevant literature, and the signalling of the implications and recommendations for psychological intervention and for research into creativity.2019-01-30T17:14:05Z2018-12-21T00:00:00Z2018-12-212018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2580TID:202135730porMonteiro, Filipa Joana Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
title Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
spellingShingle Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
Monteiro, Filipa Joana Seabra
Criatividade
Intervenção psicológica
Revisão sistemática qualitativa da literatura
Creativity
Psychological intervention
Systematic qualitative review of literature
title_short Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
title_full Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
title_fullStr Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
title_full_unstemmed Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
title_sort Criatividade: Dilemas, desafios e direções futuras para a intervenção psicológica
author Monteiro, Filipa Joana Seabra
author_facet Monteiro, Filipa Joana Seabra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Filipa Joana Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Intervenção psicológica
Revisão sistemática qualitativa da literatura
Creativity
Psychological intervention
Systematic qualitative review of literature
topic Criatividade
Intervenção psicológica
Revisão sistemática qualitativa da literatura
Creativity
Psychological intervention
Systematic qualitative review of literature
description A criatividade como fenómeno multidimensional compreende diferentes construtos. A complementaridade de benefícios que a criatividade disponibiliza quer a nível pessoal quer a nível social são expressivos, contudo, ainda não é consensual uma só definição de criatividade e não há acordo quanto ao processo mais adequado para o seu desenvolvimento. O presente estudo contribui para a linha de investigação da criatividade em contextos educativos pretendendo dar resposta à principal questão de investigação: “Quais são as aplicações da criatividade na intervenção psicológica em contextos educativos?”. A análise dos 88 estudos incluídos na presente revisão sistemática qualitativa e quantitativa da literatura permitiram sinalizar três grandes categorias, sendo a categoria um dedicada a estudos relacionados com a intervenção psicológica no Ensino Superior, onde foram sinalizam dois temas de sentido, o trabalho docente e a promoção na criatividade; a categoria dois relacionou estudos sobre a arquitetura psicológica da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, avaliação psicológica, inovação e criatividade e as caraterísticas psicológicas da criatividade; e a categoria três dedicada às práticas pedagógicas na promoção da criatividade, onde foram sinalizados três temas de sentido, as estratégias/metodologias pedagógicas, formação docente e a educação para a criatividade. Concluiu-se o estudo com a discussão das categorias, expondo o realce dos resultados mais relevantes, com a avaliação crítica da própria investigação, com a comparação dos resultados com a literatura pertinente e com a sinalização das implicações e das recomendações para a intervenção psicológicae para a investigação na criatividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T00:00:00Z
2018-12-21
2018-10
2019-01-30T17:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2580
TID:202135730
url http://hdl.handle.net/11328/2580
identifier_str_mv TID:202135730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302553106579456