Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36002 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Demonstra o processo de aprendizagem no decorrer do estágio, onde foram desenvolvidas e adquiridas competências para a prestação de cuidados especializados. O estágio desenvolveu-se em diferentes contextos assistenciais, contemplando a área do Internamento de Pediatria e cuidados de saúde primários (Unidade de Saúde Familiar e Unidade de Cuidados na Comunidade), que perfizeram um total de 750 horas de trabalho, das quais 360 horas foram em contexto de prática e 390 de trabalho individual. Tendo por base os objetivos gerais contemplados no plano de estudos do curso e o agrupamento das competências do Enfermeiro Especialista por áreas (prestação de cuidados, gestão dos cuidados, formação e investigação em enfermagem), defini objetivos específicos que delinearam o planeamento e concretização de atividades, bem como a mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional. Na assistência especializada, foram prestados cuidados a recém-nascidos, crianças, jovens e famílias em diferentes contextos assistenciais. Destacam-se as atividades desenvolvidas no âmbito da transição para a parentalidade, da parceria de cuidados e controlo da dor, tendo como objetivo a promoção da saúde, prevenção da doença e o desenvolvimento e adaptação da criança, jovem e família aos processos de saúde e doença. A metodologia utilizada no documento é descritiva e crítico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica. O contacto com realidades tão distintas, permitiu-me refletir na e sobre a minha prática enquanto profissional de saúde e ser humano, e adequar os conhecimentos adquiridos, permitindo a aquisição dos conhecimentos, das habilidades e das competências inerentes à prestação de cuidados de enfermagem especializados na área de Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioPracticum reportEnfermagemCompetênciasSaúde infantil e pediátricaCriançaFamíliaNursingSkillsInfantile and pediatric healthChildFamilyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Demonstra o processo de aprendizagem no decorrer do estágio, onde foram desenvolvidas e adquiridas competências para a prestação de cuidados especializados. O estágio desenvolveu-se em diferentes contextos assistenciais, contemplando a área do Internamento de Pediatria e cuidados de saúde primários (Unidade de Saúde Familiar e Unidade de Cuidados na Comunidade), que perfizeram um total de 750 horas de trabalho, das quais 360 horas foram em contexto de prática e 390 de trabalho individual. Tendo por base os objetivos gerais contemplados no plano de estudos do curso e o agrupamento das competências do Enfermeiro Especialista por áreas (prestação de cuidados, gestão dos cuidados, formação e investigação em enfermagem), defini objetivos específicos que delinearam o planeamento e concretização de atividades, bem como a mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional. Na assistência especializada, foram prestados cuidados a recém-nascidos, crianças, jovens e famílias em diferentes contextos assistenciais. Destacam-se as atividades desenvolvidas no âmbito da transição para a parentalidade, da parceria de cuidados e controlo da dor, tendo como objetivo a promoção da saúde, prevenção da doença e o desenvolvimento e adaptação da criança, jovem e família aos processos de saúde e doença. A metodologia utilizada no documento é descritiva e crítico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica. O contacto com realidades tão distintas, permitiu-me refletir na e sobre a minha prática enquanto profissional de saúde e ser humano, e adequar os conhecimentos adquiridos, permitindo a aquisição dos conhecimentos, das habilidades e das competências inerentes à prestação de cuidados de enfermagem especializados na área de Saúde Infantil e Pediátrica.This report appears on the extent of the Curricular Unit Final Internship and Report, of the Master’s Degree with Specialization in Child Health and Paediatrics Nursing by the Institute of Health Sciences of the Universidade Católica Portuguesa – Oporto. It shows the learning process throughout the internship, where skills were developed and attained for the specialized care required by specialized nurses. The internship took place in different contexts, contemplating the area of the Internship of Pediatrics and Primary Health Care (Family Health Unit and Community Care Unit), with the duration of 750 hours of work, of which 360 hours were in practice context and 390 hours of individual study. Based on intended general goals in the study programme of the course and the assembly of specialized nurse skills among different areas (care provision, healthcare management, training and research in nursing), I have defined precise goals that have outlined the planning and the achievement of activities, as well as the mobilization of the acquired knowledge throughout my personal and professional journey. During the specialized assistance in different frameworks, care was provided to newborns/children/youth people and families. The main attention areas were transition to parenting, partnership care and pain control in children, aimed to health promotion, disease prevention, and promoting child development and adaptative capacity in health and disease. The recurred methodology is descriptive and critical-reflexive, based upon bibliographical research. The contact with such different realities, allowed me to reflect on and about my practice as a health professional and human being, and adapt the acquired knowledge, which has allowed the acquisition of knowledge, skills and inherent competences of specialized nursing care in Infantile and Pediatric Health.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Sara Isabel Botelho da2021-11-19T17:14:10Z2019-07-122019-032019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36002TID:202299902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:14.212482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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