O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Daniela Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16330
Resumo: O presente estudo aborda o tema de marketing sensorial e visa conhecer o impacto do estímulo olfactivo - de cheiro a carro novo - no curso de uma experiência de test drive de um Fiat 500S. Os principais objectivos são a) identificar as percepções sobre a marca Fiat e, mais concretamente, do modelo 500, b) perceber as motivações subjacentes à compra de um carro novo e de um Fiat 500, c) perceber o efeito do estímulo olfactivo na avaliação do carro e na propensão para a compra do mesmo, e d) identificar o impacto do estímulo sensorial no comportamento de condução, em termos de velocidade máxima atingida e consumos de combustível da viatura. Para atingir os objectivos propostos, realizou-se um estudo exploratório com recurso a entrevistas semi-estruturadas a dezasseis potenciais compradores do modelo Fiat 500, com o objectivo de conhecer as suas motivações de compra e perceções do produto. Igualmente, os participantes foram divididos em dois grupos - grupo de controlo (sem estímulo olfactivo) e grupo experimental (com o característico cheiro a carro novo, no interior da viatura) - de forma a perceber o impacto deste estímulo na avaliação do produto e comportamento durante a condução. O estudo realizado sugere que o estímulo olfactivo, de cheiro a carro novo, tem impacto sobre o comportamento do potencial comprador e na intenção de compra da viatura.
id RCAP_0d5223e69d430d9daebad49a17c8834b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"MarketingOlfactoComportamento do consumidorAutomóvelMultisensory marketingSensory congruenceSense of smellHigh involvement purchaseO presente estudo aborda o tema de marketing sensorial e visa conhecer o impacto do estímulo olfactivo - de cheiro a carro novo - no curso de uma experiência de test drive de um Fiat 500S. Os principais objectivos são a) identificar as percepções sobre a marca Fiat e, mais concretamente, do modelo 500, b) perceber as motivações subjacentes à compra de um carro novo e de um Fiat 500, c) perceber o efeito do estímulo olfactivo na avaliação do carro e na propensão para a compra do mesmo, e d) identificar o impacto do estímulo sensorial no comportamento de condução, em termos de velocidade máxima atingida e consumos de combustível da viatura. Para atingir os objectivos propostos, realizou-se um estudo exploratório com recurso a entrevistas semi-estruturadas a dezasseis potenciais compradores do modelo Fiat 500, com o objectivo de conhecer as suas motivações de compra e perceções do produto. Igualmente, os participantes foram divididos em dois grupos - grupo de controlo (sem estímulo olfactivo) e grupo experimental (com o característico cheiro a carro novo, no interior da viatura) - de forma a perceber o impacto deste estímulo na avaliação do produto e comportamento durante a condução. O estudo realizado sugere que o estímulo olfactivo, de cheiro a carro novo, tem impacto sobre o comportamento do potencial comprador e na intenção de compra da viatura.The present study addresses the topic of sensory marketing, and aims to learn about the impact of an olfactory stimulus - the typical scent of a brand new car - within the course of a test drive experience of a Fiat 500S. The main objectives are to a) identify the perceptions of the brand Fiat, and more concretely, of the model 500, b) learn about the motivations to buying a new car and a Fiat 500, c) study the effect of an olfactory stimulus on the car's evaluation and on the propensity to purchase it, and d) to identify the impact of a sensorial stimulus on the driving behavior, in terms of maximum speed reached and fuel consumption.To achieve the proposed goals, it was carried out an exploratory study using semi-structured interviews done to sixteen potential buyers of the Fiat 500, in order to learn about their motivations of purchase and perceptions of the product. Likewise, the participants were divided into two groups - the control group (without the olfactory stimulus) and the experimental group (with the characteristic scent of a brand new car, inside the vehicle) - in order to acknowledge the impact that this stimulus has on the evaluation of the product and driving behavior. The present study suggests that the olfactory stimulus, in this case the scent of a new car, has impact on the behavior of potential buyers, as well as on the purchase intention of the car.2018-07-11T17:08:33Z2018-02-15T00:00:00Z2018-02-152017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16330TID:201854171porVaz, Daniela Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:10.722722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
title O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
spellingShingle O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
Vaz, Daniela Cruz
Marketing
Olfacto
Comportamento do consumidor
Automóvel
Multisensory marketing
Sensory congruence
Sense of smell
High involvement purchase
title_short O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
title_full O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
title_fullStr O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
title_full_unstemmed O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
title_sort O impacto do marketing sensorial na experiência de "test drive"
author Vaz, Daniela Cruz
author_facet Vaz, Daniela Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Daniela Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Olfacto
Comportamento do consumidor
Automóvel
Multisensory marketing
Sensory congruence
Sense of smell
High involvement purchase
topic Marketing
Olfacto
Comportamento do consumidor
Automóvel
Multisensory marketing
Sensory congruence
Sense of smell
High involvement purchase
description O presente estudo aborda o tema de marketing sensorial e visa conhecer o impacto do estímulo olfactivo - de cheiro a carro novo - no curso de uma experiência de test drive de um Fiat 500S. Os principais objectivos são a) identificar as percepções sobre a marca Fiat e, mais concretamente, do modelo 500, b) perceber as motivações subjacentes à compra de um carro novo e de um Fiat 500, c) perceber o efeito do estímulo olfactivo na avaliação do carro e na propensão para a compra do mesmo, e d) identificar o impacto do estímulo sensorial no comportamento de condução, em termos de velocidade máxima atingida e consumos de combustível da viatura. Para atingir os objectivos propostos, realizou-se um estudo exploratório com recurso a entrevistas semi-estruturadas a dezasseis potenciais compradores do modelo Fiat 500, com o objectivo de conhecer as suas motivações de compra e perceções do produto. Igualmente, os participantes foram divididos em dois grupos - grupo de controlo (sem estímulo olfactivo) e grupo experimental (com o característico cheiro a carro novo, no interior da viatura) - de forma a perceber o impacto deste estímulo na avaliação do produto e comportamento durante a condução. O estudo realizado sugere que o estímulo olfactivo, de cheiro a carro novo, tem impacto sobre o comportamento do potencial comprador e na intenção de compra da viatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2018-07-11T17:08:33Z
2018-02-15T00:00:00Z
2018-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16330
TID:201854171
url http://hdl.handle.net/10071/16330
identifier_str_mv TID:201854171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134873696337920