Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neri de Souza, Francislê
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neri de Souza, Dayse, Moreira, António, Vieira, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649
Resumo: A metodologia de ensino em metodologia da investigação necessita de inovação constante. Quando se observa, por exemplo, as ciências humanas e sociais, o ensino da metodologia científica é revestido de um caráter quase que exclusivamente teórico. É, contudo, na parte prática e técnica que outros grandes desafios de aprendizagem se apresentam. Mais ainda quando os contextos e ferramentas tecnológicas interferem na eficiência e eficácia da aprendizagem do trabalho científico. Reconhecemos, contudo, que os desafios da aprendizagem da investigação vão além da parte teórica, prática, técnica e tecnológica, mas passam também pelas condições humanas, instrucional e pedagógicas de quem ensina e de quem aprende. (...)
id RCAP_0d5be072ddc6ae939effdfb88cb7455f
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDASA metodologia de ensino em metodologia da investigação necessita de inovação constante. Quando se observa, por exemplo, as ciências humanas e sociais, o ensino da metodologia científica é revestido de um caráter quase que exclusivamente teórico. É, contudo, na parte prática e técnica que outros grandes desafios de aprendizagem se apresentam. Mais ainda quando os contextos e ferramentas tecnológicas interferem na eficiência e eficácia da aprendizagem do trabalho científico. Reconhecemos, contudo, que os desafios da aprendizagem da investigação vão além da parte teórica, prática, técnica e tecnológica, mas passam também pelas condições humanas, instrucional e pedagógicas de quem ensina e de quem aprende. (...)Universidade de Aveiro2019-03-06T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649oai:proa.ua.pt:article/649Internet Latent Corpus Journal; Vol 7 No 2 (2017); 2-4Internet Latent Corpus Journal; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 2-4Internet Latent Corpus Journal; Vol. 7 No 2 (2017); 2-4Internet Latent Corpus Journal; vol. 7 n.º 2 (2017); 2-41647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/649https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/649/547https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNeri de Souza, FrancislêNeri de Souza, DayseMoreira, AntónioVieira, Rui2022-09-05T15:21:35Zoai:proa.ua.pt:article/649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:43.629357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
title Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
spellingShingle Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
Neri de Souza, Francislê
title_short Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
title_full Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
title_fullStr Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
title_full_unstemmed Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
title_sort Os desafios de aprender a investigar com e através das tecnologias QDAS
author Neri de Souza, Francislê
author_facet Neri de Souza, Francislê
Neri de Souza, Dayse
Moreira, António
Vieira, Rui
author_role author
author2 Neri de Souza, Dayse
Moreira, António
Vieira, Rui
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neri de Souza, Francislê
Neri de Souza, Dayse
Moreira, António
Vieira, Rui
description A metodologia de ensino em metodologia da investigação necessita de inovação constante. Quando se observa, por exemplo, as ciências humanas e sociais, o ensino da metodologia científica é revestido de um caráter quase que exclusivamente teórico. É, contudo, na parte prática e técnica que outros grandes desafios de aprendizagem se apresentam. Mais ainda quando os contextos e ferramentas tecnológicas interferem na eficiência e eficácia da aprendizagem do trabalho científico. Reconhecemos, contudo, que os desafios da aprendizagem da investigação vão além da parte teórica, prática, técnica e tecnológica, mas passam também pelas condições humanas, instrucional e pedagógicas de quem ensina e de quem aprende. (...)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-06T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649
oai:proa.ua.pt:article/649
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/649
https://doi.org/10.34624/ilcj.v7i2.649
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/649/547
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 7 No 2 (2017); 2-4
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 2-4
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 7 No 2 (2017); 2-4
Internet Latent Corpus Journal; vol. 7 n.º 2 (2017); 2-4
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003851444224