Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade: O Caso da CERCIG - Guarda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3831 |
Resumo: | A Educação é um direito fundamental de todos, em geral, e da criança com necessidades educativas especiais, em particular, como processo de reduzir as diferenças de aprendizagem através de programas educacionais, que devem ser implementados tendo em conta a diversidade de características, de interesses e de habilidades das mesmas, desenvolvido por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), como parceiras privilegiadas do Estado, que consolidam estratégias de qualidade e de responsabilidade social. Este relatório de estágio profissionalizante apresenta uma proposta de revisão do Sistema de Gestão da Qualidade, que se baseia na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015a), aplicada à “CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas Guarda, C.R.L.” que é uma IPSS e que tem como objetivo garantir que a criança com necessidades educativas especiais tem acesso a serviços de educação e formação, com qualidade, e adequados à satisfação das suas competências e conhecimentos num quadro de expectativas e bem-estar. Sem dúvida que, o resultado do relatório de estágio profissionalizante garante que a criança, com necessidades educacionais especiais, deve ter acesso à Escola, acompanhada de uma pedagogia centrada no seu processo de inclusão e integração em Sociedade. Neste contexto, este relatório caracteriza o papel das IPSS, em geral, e da CERCIG, em particular. Enquanto parceiras das novas estratégias de educação e formação, em substituição das anteriores estratégias assentes nos paradigmas da diferenciação, viabilizadas com sistemas de gestão de qualidade que garantem a sua sustentabilidade futura. |
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A Educação é um direito fundamental de todos, em geral, e da criança com necessidades educativas especiais, em particular, como processo de reduzir as diferenças de aprendizagem através de programas educacionais, que devem ser implementados tendo em conta a diversidade de características, de interesses e de habilidades das mesmas, desenvolvido por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), como parceiras privilegiadas do Estado, que consolidam estratégias de qualidade e de responsabilidade social. Este relatório de estágio profissionalizante apresenta uma proposta de revisão do Sistema de Gestão da Qualidade, que se baseia na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015a), aplicada à “CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas Guarda, C.R.L.” que é uma IPSS e que tem como objetivo garantir que a criança com necessidades educativas especiais tem acesso a serviços de educação e formação, com qualidade, e adequados à satisfação das suas competências e conhecimentos num quadro de expectativas e bem-estar. Sem dúvida que, o resultado do relatório de estágio profissionalizante garante que a criança, com necessidades educacionais especiais, deve ter acesso à Escola, acompanhada de uma pedagogia centrada no seu processo de inclusão e integração em Sociedade. Neste contexto, este relatório caracteriza o papel das IPSS, em geral, e da CERCIG, em particular. Enquanto parceiras das novas estratégias de educação e formação, em substituição das anteriores estratégias assentes nos paradigmas da diferenciação, viabilizadas com sistemas de gestão de qualidade que garantem a sua sustentabilidade futura. |
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