O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Cristina Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9218
Resumo: A história do povoamento do manual escolar na sala de aula dita já várias décadas. Símbolo de garantia de orientação nas aprendizagens a nível nacional, perfaz o seu papel de auxiliador no que ao processo de aprendizagem diz respeito, tanto na perspetiva do aluno como na do professor. O manual analógico tem dado lugar, em várias escolas do país, ao manual digital, transferindo o foco do processo de aprendizagem para a figura do aluno como construtor desse mesmo processo. De um papel transmissivo, explicativo e oratório, o professor tende a transformar-se num guia, num orientador, num facilitador do processo de aprendizagem. Esta mudança de paradigma do processo de ensino-aprendizagem e do próprio manual acarreta desafios, não só ao nível profissional dos professores, como também ao nível das necessidades físicas e materiais das próprias escolas. O universo que constitui uma aula de francês, como língua estrangeira (nível iniciação), surge como o espaço de investigação, atentando não só ao uso do manual digital e do manual analógico como apoio ao processo de aprendizagem, como ao próprio uso da tecnologia em sala de aula. A tecnologia poderá surgir como aliada da necessária inovação pedagógica, atendendo à multiplicidade de competências que se espera que um aluno do século XXI adquira no seu percurso académico, não devendo, no entanto, confundir-se inovação pedagógica com inovação tecnológica, já que as mesmas podem ou não coexistir.
id RCAP_0d639bd53ed7f34d6bfef5a301eec6ad
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)AprendizagemManual digitalFrancês língua estrangeiraManual escolarInovação pedagógicaTecnologia educativaMétodo de ensinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA história do povoamento do manual escolar na sala de aula dita já várias décadas. Símbolo de garantia de orientação nas aprendizagens a nível nacional, perfaz o seu papel de auxiliador no que ao processo de aprendizagem diz respeito, tanto na perspetiva do aluno como na do professor. O manual analógico tem dado lugar, em várias escolas do país, ao manual digital, transferindo o foco do processo de aprendizagem para a figura do aluno como construtor desse mesmo processo. De um papel transmissivo, explicativo e oratório, o professor tende a transformar-se num guia, num orientador, num facilitador do processo de aprendizagem. Esta mudança de paradigma do processo de ensino-aprendizagem e do próprio manual acarreta desafios, não só ao nível profissional dos professores, como também ao nível das necessidades físicas e materiais das próprias escolas. O universo que constitui uma aula de francês, como língua estrangeira (nível iniciação), surge como o espaço de investigação, atentando não só ao uso do manual digital e do manual analógico como apoio ao processo de aprendizagem, como ao próprio uso da tecnologia em sala de aula. A tecnologia poderá surgir como aliada da necessária inovação pedagógica, atendendo à multiplicidade de competências que se espera que um aluno do século XXI adquira no seu percurso académico, não devendo, no entanto, confundir-se inovação pedagógica com inovação tecnológica, já que as mesmas podem ou não coexistir.Gillain, RomainIC-OnlineFonseca, Cristina Ferreira da2024-01-09T16:30:06Z2023-10-232023-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9218TID:203459032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:13Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:49.690211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
spellingShingle O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Fonseca, Cristina Ferreira da
Aprendizagem
Manual digital
Francês língua estrangeira
Manual escolar
Inovação pedagógica
Tecnologia educativa
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_full O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_fullStr O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_full_unstemmed O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_sort O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
author Fonseca, Cristina Ferreira da
author_facet Fonseca, Cristina Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gillain, Romain
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Cristina Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Manual digital
Francês língua estrangeira
Manual escolar
Inovação pedagógica
Tecnologia educativa
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Manual digital
Francês língua estrangeira
Manual escolar
Inovação pedagógica
Tecnologia educativa
Método de ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A história do povoamento do manual escolar na sala de aula dita já várias décadas. Símbolo de garantia de orientação nas aprendizagens a nível nacional, perfaz o seu papel de auxiliador no que ao processo de aprendizagem diz respeito, tanto na perspetiva do aluno como na do professor. O manual analógico tem dado lugar, em várias escolas do país, ao manual digital, transferindo o foco do processo de aprendizagem para a figura do aluno como construtor desse mesmo processo. De um papel transmissivo, explicativo e oratório, o professor tende a transformar-se num guia, num orientador, num facilitador do processo de aprendizagem. Esta mudança de paradigma do processo de ensino-aprendizagem e do próprio manual acarreta desafios, não só ao nível profissional dos professores, como também ao nível das necessidades físicas e materiais das próprias escolas. O universo que constitui uma aula de francês, como língua estrangeira (nível iniciação), surge como o espaço de investigação, atentando não só ao uso do manual digital e do manual analógico como apoio ao processo de aprendizagem, como ao próprio uso da tecnologia em sala de aula. A tecnologia poderá surgir como aliada da necessária inovação pedagógica, atendendo à multiplicidade de competências que se espera que um aluno do século XXI adquira no seu percurso académico, não devendo, no entanto, confundir-se inovação pedagógica com inovação tecnológica, já que as mesmas podem ou não coexistir.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
2023-10-23T00:00:00Z
2024-01-09T16:30:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9218
TID:203459032
url http://hdl.handle.net/10400.8/9218
identifier_str_mv TID:203459032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137008886480896