Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Gabriel Henrique de Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599
Resumo: Poorly regarded in its days, Longo caminho da morte (1971), directed by Júlio Calasso Jr., gained a place in Brazilian cinema’s historiography as an invention film, close to Cinema Marginal, a movement that antagonized with Cinema Novo. However, the movie showcases characteristics that belong to both movements. This article investigates this film’s approximation and distance points regarding both Cinema Novo and Cinema Marginal and how it can be understood within this tensioning, without being fully inserted in any of the two movements.
id RCAP_0d642a4a4d6d8a7d3f037c0f76baf7cc
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema MarginalLongo caminho da morte (1971) e as fronteiras entre o Cinema Novo e o Cinema MarginalLongo caminho da morteJúlio Calasso Jr.Brazilian CinemaCinema NovoMarginal CinemaLondo caminho da morteJúlio Calasso Jr.Cinema BrasileiroCinema NovoCinema MarginalPoorly regarded in its days, Longo caminho da morte (1971), directed by Júlio Calasso Jr., gained a place in Brazilian cinema’s historiography as an invention film, close to Cinema Marginal, a movement that antagonized with Cinema Novo. However, the movie showcases characteristics that belong to both movements. This article investigates this film’s approximation and distance points regarding both Cinema Novo and Cinema Marginal and how it can be understood within this tensioning, without being fully inserted in any of the two movements.Pouco visto à época da realização, Longo caminho da morte (1971), de Júlio Calasso Jr., teve respaldo na historiografia do cinema brasileiro como um filme de invenção, o que o aproximaria ao Cinema Marginal, movimento que, para muitos críticos, rompeu com o Cinema Novo. No entanto, o filme traz características de ambos movimentos. O artigo pretende investigar os pontos de aproximação e de afastamento deste filme em relação tanto com o Cinema Novo quanto com o Cinema Marginal, e como ele pode ser entendido dentro desse tensionamento, sem se integrar completamente em qualquer um destes recortes.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2020-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 7 No 1 (2020): Women and space in contemporary cinema; 41-62Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 7 n. 1 (2020): Mulheres e espaço no cinema contemporâneo; 41-622183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/599http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/599/371Direitos de Autor (c) 2020 Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Gabriel Henrique de Paula2024-01-26T02:03:18Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:19.517393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
Longo caminho da morte (1971) e as fronteiras entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal
title Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
spellingShingle Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
Carneiro, Gabriel Henrique de Paula
Longo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Brazilian Cinema
Cinema Novo
Marginal Cinema
Londo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Cinema Brasileiro
Cinema Novo
Cinema Marginal
title_short Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
title_full Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
title_fullStr Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
title_full_unstemmed Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
title_sort Longo caminho da morte (1971) and the frontiers between Cinema Novo and Cinema Marginal
author Carneiro, Gabriel Henrique de Paula
author_facet Carneiro, Gabriel Henrique de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Gabriel Henrique de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Longo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Brazilian Cinema
Cinema Novo
Marginal Cinema
Londo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Cinema Brasileiro
Cinema Novo
Cinema Marginal
topic Longo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Brazilian Cinema
Cinema Novo
Marginal Cinema
Londo caminho da morte
Júlio Calasso Jr.
Cinema Brasileiro
Cinema Novo
Cinema Marginal
description Poorly regarded in its days, Longo caminho da morte (1971), directed by Júlio Calasso Jr., gained a place in Brazilian cinema’s historiography as an invention film, close to Cinema Marginal, a movement that antagonized with Cinema Novo. However, the movie showcases characteristics that belong to both movements. This article investigates this film’s approximation and distance points regarding both Cinema Novo and Cinema Marginal and how it can be understood within this tensioning, without being fully inserted in any of the two movements.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599
https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599
url https://doi.org/10.14591/aniki.v7n1.599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/599
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/599/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 7 No 1 (2020): Women and space in contemporary cinema; 41-62
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 7 n. 1 (2020): Mulheres e espaço no cinema contemporâneo; 41-62
2183-1750
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137059815817216