O Empoderamento Psicológico e a sua relação com os comportamentos proativos e inovadores no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Natália Sofia Capela de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7746
Resumo: A presente dissertação de Mestrado em Psicologia (do Trabalho e das Organizações) assumiu como objetivo principal a investigação e análise do relacionamento do Empoderamento Psicológico (EP) com os Comportamentos Proativos (CP) e Inovadores (CI) em contexto organizacional e de trabalho. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, com objectivos descritivos e correlacionais, apresentando, ainda, contributos instrumentais. A amostra considerada integra um total de 459 participantes válidos, composta por 263 mulheres e 196 homens, com uma idade média de 42 anos e desvio padrão de 14,262 . A recolha de dados foi realizada através de questionários auto-administrados. O construto EP foi medido por recurso à escala de Spreitzer (1995), cuja construção assenta num modelo de empoderamento cognitivo composto por quatro fatores: o Significado, a Competência, a Autodeterminação e o Impacto. O instrumento usado para avaliação dos CP, desenvolvido por Kamia e Porto (2009), foi adaptado linguísticamente. Foi ainda usada a escala adaptada por Pinheiro (2012) para se aceder aos CI. A influência do EP nos CP e nos CI revelou, na presente amostra, ser estatisticamente significativa. Os resultados indicam a existência de associações de magnitude de grande efeito em todas as variáveis. Objetivou-se, também, verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas ao nível das variáveis latentes em função das variáveis sociodemográficas, o que se veio a verificar, parcialmente, no EP e nos CP, não se verificando, contudo, diferenças nos CI.
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