As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria do Socorro Côrrea da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4992
Resumo: O principal objetivo desta investigação empírica fundamenta-se na questão da história das práticas de leitura na trajetória profissional dos docentes do ensino superior e a contribuição dessa leitura para as práticas pedagógicas em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica realizada com aplicação de questionários com 34 docentes de ambos os sexos e faixa etária diversas de duas instituições de ensino superior na cidade de São Luís-MA. Os resultados obtidos apontam que durante formação profissional, os entrevistados adquiriram seus materiais bibliográficos, por meio dos professores e bibliotecas. Constatou-se que houve contribuição da leitura dos materiais bibliográficos que leram durante a formação profissional para a prática em sala de aula, dos 47% investigados apontaram que alguns materiais lidos tiveram contribuição em sua prática em sala de aula. Outros (29%) responderam que às vezes esses materiais lidos contribuem em sua prática, porém, 18% dos investigados responderam que todos os materiais lidos contribuem na sua prática pedagógica em sala de aula. Somente 6% dos investigados responderam que os materiais lidos não têm nenhuma contribuição ou significância em sua prática em sala de aula. Assim constatou-se que somente alguns materiais bibliográficos têm contribuição em sua prática em sala de aula.
id RCAP_0d753d22ef6fe8ba99eb1c5e83818c44
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MAEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORPRÁTICAS PEDAGÓGICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESLEITURABRASILSÃO LUÍSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESTEACHERS EDUCATIONREADINGBRAZILO principal objetivo desta investigação empírica fundamenta-se na questão da história das práticas de leitura na trajetória profissional dos docentes do ensino superior e a contribuição dessa leitura para as práticas pedagógicas em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica realizada com aplicação de questionários com 34 docentes de ambos os sexos e faixa etária diversas de duas instituições de ensino superior na cidade de São Luís-MA. Os resultados obtidos apontam que durante formação profissional, os entrevistados adquiriram seus materiais bibliográficos, por meio dos professores e bibliotecas. Constatou-se que houve contribuição da leitura dos materiais bibliográficos que leram durante a formação profissional para a prática em sala de aula, dos 47% investigados apontaram que alguns materiais lidos tiveram contribuição em sua prática em sala de aula. Outros (29%) responderam que às vezes esses materiais lidos contribuem em sua prática, porém, 18% dos investigados responderam que todos os materiais lidos contribuem na sua prática pedagógica em sala de aula. Somente 6% dos investigados responderam que os materiais lidos não têm nenhuma contribuição ou significância em sua prática em sala de aula. Assim constatou-se que somente alguns materiais bibliográficos têm contribuição em sua prática em sala de aula.The main aim of this empirical investigation is based on the question of the history of reading practices in professional life of teachers in higher education and the contribution of this reading for pedagogical practices in the classroom. The methodology consists of an empirical study conducted with questionnaires to 34 teachers of both sexes and various ages of two institutions of higher learning in the city of Sao Luis-MA. The results indicate that during training, the respondents acquired their bibliographic materials, through teachers and libraries. It was found that there was a contribution of the reading of bibliographic materials they read during training to practice in the classroom, 47 % of surveyed indicated that they had read some material contribution in their practice in the classroom. Other (29 %) responded that they sometimes read these materials contribute in their practice, 18 % of surveyed responded that they read all materials contribute in their teaching in the classroom. Only 6 % of those surveyed responded that they read materials have no contribution or significance in their practice in the classroom. Thus it was found that only a few contributions have bibliographic materials in their practice in the classroom.2014-06-23T10:44:53Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4992TID:201252694porCruz, Maria do Socorro Côrrea dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:39.136314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
title As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
spellingShingle As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
Cruz, Maria do Socorro Côrrea da
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LEITURA
BRASIL
SÃO LUÍS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
READING
BRAZIL
title_short As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
title_full As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
title_fullStr As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
title_full_unstemmed As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
title_sort As contribuições da leitura para as práticas pedagógicas dos docentes do ensino superior em São Luís-MA
author Cruz, Maria do Socorro Côrrea da
author_facet Cruz, Maria do Socorro Côrrea da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria do Socorro Côrrea da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LEITURA
BRASIL
SÃO LUÍS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
READING
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LEITURA
BRASIL
SÃO LUÍS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
READING
BRAZIL
description O principal objetivo desta investigação empírica fundamenta-se na questão da história das práticas de leitura na trajetória profissional dos docentes do ensino superior e a contribuição dessa leitura para as práticas pedagógicas em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica realizada com aplicação de questionários com 34 docentes de ambos os sexos e faixa etária diversas de duas instituições de ensino superior na cidade de São Luís-MA. Os resultados obtidos apontam que durante formação profissional, os entrevistados adquiriram seus materiais bibliográficos, por meio dos professores e bibliotecas. Constatou-se que houve contribuição da leitura dos materiais bibliográficos que leram durante a formação profissional para a prática em sala de aula, dos 47% investigados apontaram que alguns materiais lidos tiveram contribuição em sua prática em sala de aula. Outros (29%) responderam que às vezes esses materiais lidos contribuem em sua prática, porém, 18% dos investigados responderam que todos os materiais lidos contribuem na sua prática pedagógica em sala de aula. Somente 6% dos investigados responderam que os materiais lidos não têm nenhuma contribuição ou significância em sua prática em sala de aula. Assim constatou-se que somente alguns materiais bibliográficos têm contribuição em sua prática em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-23T10:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4992
TID:201252694
url http://hdl.handle.net/10437/4992
identifier_str_mv TID:201252694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131243750621184