Efeitos da situação pandémica COVID19 nos processos de aprendizagem e de investigação social: Resultados preliminares de um estudo exploratório qualitativo com estudantes em formação pós-graduada numa Instituição de Ensino Superior portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saúde,Sandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues,Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000400066
Resumo: Resumo: Os confinamentos obrigatórios e as regras de distanciamento físico e social impostos, um pouco por todo o Mundo desde inícios de 2020, devido à situação pandémica resultante do COVID19, alteraram profundamente as dinâmicas societais e de relação interpessoal. Entre o conjunto de atividades humanas afetadas destaca-se a da aprendizagem que foi forçada a transitar de um modo predominantemente presencial para online. Adicionalmente, e especialmente para os que desenvolvem investigação social, a esta mudança juntou-se o desafio de adaptação dos processos de pesquisa que, na área social, são estruturalmente baseados na riqueza da interação, preferencialmente, direta e presencial com o objeto de estudo. A fim de compreender a forma como tão significativas mudanças influenciaram a dinâmica de aprendizagem e de investigação, foi desenvolvido um estudo, de perfil exploratório e qualitativo, junto de estudantes em formação pós-graduada numa Instituição de Ensino Superior portuguesa. Para o efeito recolheram-se, via online e em dois momentos temporais distintos, as narrativas descritivas da sua opinião sobre os efeitos da situação vivenciada. A análise de conteúdo categorial temática efetuada, com o complemento exploratório do software T-LAB, permitiu concluir que para os estudantes, em análise, a situação influenciou negativamente a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos de investigação. A quebra da vivência social plena forçou percursos de aprendizagem e de investigação muito individualizados e muito mais exigentes em termos de organização, motivação e resiliência pessoal. Acrescem as dificuldades sentidas ao nível da compatibilização do trabalho académico com a vida familiar, e, sobretudo, dos efeitos colaterais do medo e/ou da tristeza resultantes da manutenção da situação pandémica durante tanto tempo.
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