O suporte social dos profissionais no ajustamento e bem-estar dos jovens em acolhimento residencial: o papel moderador de variáveis individuais e do contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Sandra Vicente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12845
Resumo: Os diferentes resultados em torno dos efeitos do acolhimento residencial reforçam a importância do estudo de fatores que promovam o funcionamento adaptativo dos jovens neste contexto. Neste sentido, o presente estudo pretendeu (1) analisar a relação entre o suporte social dos profissionais e o ajustamento psicossocial e bem-estar psicológico dos jovens em acolhimento residencial e (2) analisar o papel moderador de variáveis individuais dos jovens e de variáveis do contexto de acolhimento residencial na referida relação. A amostra foi composta por 94 jovens (57.4% do sexo feminino) em acolhimento residencial, com idades entre os 16 e os 19 anos de idade. O suporte social dos profissionais foi avaliado através do Questionário de Suporte Social Institucional, o ajustamento psicossocial foi medido através do Reynolds Adolescent Adjustment Screening Inventory e o bem-estar psicológico foi avaliado através da Escala de Bem-Estar Psicológico. No geral, verificou-se que as dimensões funcionais (suporte emocional/relacional) e da satisfação com o suporte social dos profissionais contribuem para explicar diretamente o ajustamento psicossocial (problemas de controlo da raiva) e o bem-estar psicológico (avaliação da vida e das relações interpessoais e autonomia e perspetiva de futuro) dos jovens. Verificou-se ainda que o sexo, o grupo etário, o grupo étnico, o tempo de permanência no lar atual e o tempo total em contexto de acolhimento residencial moderam a relação entre o suporte social dos profissionais e o ajustamento e bem-estar dos jovens em acolhimento residencial. Os resultados obtidos justificam e orientam para intervenções no suporte social de jovens institucionalizados.
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