Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granja, Maria Bárbara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mota, Catarina Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6673
Resumo: Resumo: O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.
id RCAP_a8de4aeac0b6b3f730485ab7e55629b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultosParenting styles, academic adaptation and psychological well-being in young adultsEstilos parentaisAdaptação académicaBem-estar psicológicoParenting stylesAcademic adjustmentPsychological well-beingResumo: O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.Abstract: The development of secure attachment relationships with significant figures and parenting styles suggests that they play an important role for the young adult in the transition and adaptation to external challenges, in particular, adaptation to the academic context and maintenance of psychological wellbeing. The present study aimed to analyze the role of parenting styles in the academic adaptation and psychological well-being of young adults as well as to test the moderating role of gender in the previous association. The sample consisted of 787 university students aged 18 to 25 years (M=20.07, SD=1.7). The results point to a positive predictor effect of psychological well-being in relation to academic adaptation. It was also found that there is a gender moderating effect on the association between the authoritative parenting style, to father and mother, and academic adjustment.Este trabalho foi parcialmente financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto PEst-C/PSI/UI0050/2011 e fundos do FEDER através do programa COMPETE no âmbito do projeto FCOMP-01-0124-FEDER-022714.Edições ISPARepositório do ISPAGranja, Maria BárbaraMota, Catarina Pinheiro2018-10-24T11:22:29Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6673porGranja, M. B., & Mota, C. P. (2018). Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Análise Psicológica, 36(3), 311-326. https://doi.org/10.14417/ap.14150870-823110.14417/ap.1415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:17:11Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:30.715369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
Parenting styles, academic adaptation and psychological well-being in young adults
title Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
spellingShingle Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
Granja, Maria Bárbara
Estilos parentais
Adaptação académica
Bem-estar psicológico
Parenting styles
Academic adjustment
Psychological well-being
title_short Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
title_full Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
title_fullStr Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
title_full_unstemmed Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
title_sort Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
author Granja, Maria Bárbara
author_facet Granja, Maria Bárbara
Mota, Catarina Pinheiro
author_role author
author2 Mota, Catarina Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Granja, Maria Bárbara
Mota, Catarina Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos parentais
Adaptação académica
Bem-estar psicológico
Parenting styles
Academic adjustment
Psychological well-being
topic Estilos parentais
Adaptação académica
Bem-estar psicológico
Parenting styles
Academic adjustment
Psychological well-being
description Resumo: O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24T11:22:29Z
2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6673
url http://hdl.handle.net/10400.12/6673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Granja, M. B., & Mota, C. P. (2018). Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Análise Psicológica, 36(3), 311-326. https://doi.org/10.14417/ap.1415
0870-8231
10.14417/ap.1415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130106279493632