Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreletti, Maria Raquel, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40709
Resumo: O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.
id RCAP_0d9790fe7a79ac2547fd3516b10d784b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do SulFormação de professoresInício de docênciaEnsino de MatemáticaColaboraçãoTeacher educationBegining teacherMathematics TeachingCollaborationO objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de NaviraíRepositório da Universidade de LisboaCiríaco, KlingerMoreletti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2020-01-06T10:49:13Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40709porCíriaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70.2358-1840info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:20.226438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
title Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
spellingShingle Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
Ciríaco, Klinger
Formação de professores
Início de docência
Ensino de Matemática
Colaboração
Teacher education
Begining teacher
Mathematics Teaching
Collaboration
title_short Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
title_full Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
title_fullStr Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
title_sort Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
author Ciríaco, Klinger
author_facet Ciríaco, Klinger
Moreletti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Moreletti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger
Moreletti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Início de docência
Ensino de Matemática
Colaboração
Teacher education
Begining teacher
Mathematics Teaching
Collaboration
topic Formação de professores
Início de docência
Ensino de Matemática
Colaboração
Teacher education
Begining teacher
Mathematics Teaching
Collaboration
description O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-06T10:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40709
url http://hdl.handle.net/10451/40709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Círiaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70.
2358-1840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134482612092928