Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40709 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática. |
id |
RCAP_0d9790fe7a79ac2547fd3516b10d784b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do SulFormação de professoresInício de docênciaEnsino de MatemáticaColaboraçãoTeacher educationBegining teacherMathematics TeachingCollaborationO objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de NaviraíRepositório da Universidade de LisboaCiríaco, KlingerMoreletti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2020-01-06T10:49:13Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40709porCíriaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70.2358-1840info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:20.226438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
title |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul Ciríaco, Klinger Formação de professores Início de docência Ensino de Matemática Colaboração Teacher education Begining teacher Mathematics Teaching Collaboration |
title_short |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
title_full |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul |
author |
Ciríaco, Klinger |
author_facet |
Ciríaco, Klinger Moreletti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Moreletti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciríaco, Klinger Moreletti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Início de docência Ensino de Matemática Colaboração Teacher education Begining teacher Mathematics Teaching Collaboration |
topic |
Formação de professores Início de docência Ensino de Matemática Colaboração Teacher education Begining teacher Mathematics Teaching Collaboration |
description |
O objetivo geral deste artigo reside em apresentar dados de uma pesquisa de doutorado, fruto da tese do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Para este fim, pretende-se trazer à tona narrativas de cinco professoras iniciantes sobre suas dificuldades frente ao processo de inserção na carreira docente, sendo quatro licenciadas em Pedagogia e uma em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação estratégica, em que a problematização das vivências dos primeiros anos na profissão são mote para levantamento de indicadores à superação a partir da possibilidade constituição de um grupo de trabalho com características colaborativas. Os resultados revelaram indícios da potencialidade da possibilidade de compartilhamento de experiência entre Pedagogos e professores de Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-06T10:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40709 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Círiaco, K., Morelatti, M. R., & Ponte, J. P. (2019). Os primeiros anos da docência e as dificuldades de professoras iniciantes que ensinam matemática no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 7(12), 51-70. 2358-1840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134482612092928 |