Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34820 |
Resumo: | Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução. |
id |
RCAP_c99824561cf3d915b326afa009f1b486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreiraFormação inicialColaboraçãoEnsino da matemáticaCollaborationTeacher educationMathematics teachingAnalisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução.Universidade Federal da Grande DouradosRepositório da Universidade de LisboaCíriaco, KlingerMorelatti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2018-09-19T13:01:45Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34820porCiríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2017). Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras On-Line, 7(21), 97-112.2237-258Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:22.410932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
title |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
spellingShingle |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira Círiaco, Klinger Formação inicial Colaboração Ensino da matemática Collaboration Teacher education Mathematics teaching |
title_short |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
title_full |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
title_fullStr |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
title_full_unstemmed |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
title_sort |
Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira |
author |
Círiaco, Klinger |
author_facet |
Círiaco, Klinger Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Círiaco, Klinger Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Colaboração Ensino da matemática Collaboration Teacher education Mathematics teaching |
topic |
Formação inicial Colaboração Ensino da matemática Collaboration Teacher education Mathematics teaching |
description |
Analisamos contribuições da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, com professoras em início de carreira, a partir das interações entre as integrantes no sentido da superação das suas dificuldades em aulas de Matemática. Para este fim, adotamos uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa-ação estratégica, com o objetivo de auxiliar as docentes em problemas experienciados durante o processo do aprender a ensinar nos primeiros anos de profissão. Os dados coligidos e referenciados neste artigo visam apresentar percepções sobre o movimento percorrido pelo grupo e as implicações destas ações na prática pedagógica. Concluímos que o espaço coletivo possibilitado pelo compartilhamento das experiências profissionais pode ser a base para a implementação de iniciativas de apoio à inserção profissional no período de indução. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-09-19T13:01:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34820 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2017). Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira. Educação e Fronteiras On-Line, 7(21), 97-112. 2237-258X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134425652396032 |