Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Helena
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Leal, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/3960
Resumo: Este estudo debruça-se sobre o Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção e os Problemas de Aprendizagem. Os pressupostos inerentes a esta investigação centram-se em: i) Aprofundar conhecimentos sobre a Hiperactividade (dhda) na Infância e ii) Conhecer a relação existente entre a Hiperactividade (dhda) e os Problemas de Aprendizagem (pa) nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Utilizando uma metodologia quantitativa, procedemos à recolha de dados através de dois inquéritos por questionário. O primeiro (com duas questões) pretendeu identificar a amostra e foi dirigido a todas as Equipas de Coordenação de Apoio Educativo, da zona Norte. Ao identificarmos 71 alunos com dhda a frequentar o 1.º Ciclo, procedemos ao envio dos respectivos inquéritos por questionário, com o objectivo de dar resposta ao estudo, ficando a amostra em 47 alunos. Os resultados obtidos, suportam as hipóteses previamente formuladas ao comprovarem que as crianças com dhda integradas no 1.º Ciclo, apresentam Problemas de Aprendizagem nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Meio Físico e que comparativamente com o grupo/turma, quando usufruem de Apoio Educativo, demonstram progressos nas aprendizagens e/ou comportamentos, sem atingir o nível médio da turma.
id RCAP_0d9c9a646f418add2511dbc261556c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagemDistúrbio HiperactivoDéfice de atençãoProblemas de aprendizagemEste estudo debruça-se sobre o Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção e os Problemas de Aprendizagem. Os pressupostos inerentes a esta investigação centram-se em: i) Aprofundar conhecimentos sobre a Hiperactividade (dhda) na Infância e ii) Conhecer a relação existente entre a Hiperactividade (dhda) e os Problemas de Aprendizagem (pa) nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Utilizando uma metodologia quantitativa, procedemos à recolha de dados através de dois inquéritos por questionário. O primeiro (com duas questões) pretendeu identificar a amostra e foi dirigido a todas as Equipas de Coordenação de Apoio Educativo, da zona Norte. Ao identificarmos 71 alunos com dhda a frequentar o 1.º Ciclo, procedemos ao envio dos respectivos inquéritos por questionário, com o objectivo de dar resposta ao estudo, ficando a amostra em 47 alunos. Os resultados obtidos, suportam as hipóteses previamente formuladas ao comprovarem que as crianças com dhda integradas no 1.º Ciclo, apresentam Problemas de Aprendizagem nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Meio Físico e que comparativamente com o grupo/turma, quando usufruem de Apoio Educativo, demonstram progressos nas aprendizagens e/ou comportamentos, sem atingir o nível médio da turma.Escola Superior de Educação Paula FrassinettiVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSerra, HelenaLeal, Maria2011-01-10T16:01:09Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3960porSERRA, Helena; LEAL, Maria - Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem. Cadernos de Estudo. Nº V (2007), p. 117-125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:09:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:21.485961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
title Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
spellingShingle Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
Serra, Helena
Distúrbio Hiperactivo
Défice de atenção
Problemas de aprendizagem
title_short Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
title_full Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
title_fullStr Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
title_full_unstemmed Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
title_sort Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem
author Serra, Helena
author_facet Serra, Helena
Leal, Maria
author_role author
author2 Leal, Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Helena
Leal, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbio Hiperactivo
Défice de atenção
Problemas de aprendizagem
topic Distúrbio Hiperactivo
Défice de atenção
Problemas de aprendizagem
description Este estudo debruça-se sobre o Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção e os Problemas de Aprendizagem. Os pressupostos inerentes a esta investigação centram-se em: i) Aprofundar conhecimentos sobre a Hiperactividade (dhda) na Infância e ii) Conhecer a relação existente entre a Hiperactividade (dhda) e os Problemas de Aprendizagem (pa) nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Utilizando uma metodologia quantitativa, procedemos à recolha de dados através de dois inquéritos por questionário. O primeiro (com duas questões) pretendeu identificar a amostra e foi dirigido a todas as Equipas de Coordenação de Apoio Educativo, da zona Norte. Ao identificarmos 71 alunos com dhda a frequentar o 1.º Ciclo, procedemos ao envio dos respectivos inquéritos por questionário, com o objectivo de dar resposta ao estudo, ficando a amostra em 47 alunos. Os resultados obtidos, suportam as hipóteses previamente formuladas ao comprovarem que as crianças com dhda integradas no 1.º Ciclo, apresentam Problemas de Aprendizagem nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Meio Físico e que comparativamente com o grupo/turma, quando usufruem de Apoio Educativo, demonstram progressos nas aprendizagens e/ou comportamentos, sem atingir o nível médio da turma.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-01-10T16:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/3960
url http://hdl.handle.net/10400.14/3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SERRA, Helena; LEAL, Maria - Distúrbio hiperactivo com défice de atenção e problemas de aprendizagem. Cadernos de Estudo. Nº V (2007), p. 117-125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131717888376832