A educação musical e pianistíca de vanguarda por Corrêa de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Carla Manuela Meira Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12271
Resumo: Com a Educação Musical e Pianística de Vanguarda, Fernando Corrêa de Oliveira pretendia criar um modelo de ensino de piano para principiantes que contemplasse uma educação atonal e que, ao mesmo tempo, levasse o aluno a conseguir ler a partitura desde a primeira lição. De facto, a característica mais importante deste método é a utilização da «posição estática» que consiste na constância de uma só posição da mão sobre um determinado grupo de notas, processo este que foi aplicado na obra didática 50 Peças para os 5 Dedos op. 7 da sua autoria. Este projeto tem como objetivo principal descrever, analisar e ainda comparar o supracitado método com os modelos de ensino aplicados em algumas das escolas de ensino artístico de música em portugual. Partindo do levantamento de fontes primárias do Arquivo Parnaso, nomeadamente rascunhos em que o compositor anotou as suas ideias, foi possível não só reconstruir o método de iniciação que criou como também se procurou enquadra-lo nas necessidades educativas atuais.
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