A ação do/a educador/a na gestão de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Marta da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8233
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_720547d5ed1bab607b89edbd62f52e57
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação do/a educador/a na gestão de conflitosConflitosCriançaEducador/aJardim de infânciaConflictChildrenKindergarten teacherKindergartenRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo demonstrar, de maneira reflexiva, a Prática Profissional Supervisionada (PPS) - Módulo II que decorreu no contexto de Jardim de Infância com crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. No presente relatório, em primeiro lugar, começo por apresentar uma breve caracterização do contexto educativo, que serviu de base para definir as intenções pedagógicas que detive para as crianças, para as famílias e para a equipa educativa ao longo da minha intervenção. Pretendo, ainda, demonstrar que realizei uma investigação-ação em torno da ação do/a educador/a na gestão de conflitos no Jardim de Infância, pois ao longo do estágio fui-me apercebendo que era frequente a existência de conflitos entre as crianças. Tal como no contexto de Creche, no qual tinha estado anteriormente, por isso, foi essencial pensar e implementar estratégias que ajudaram as crianças a compreender como se podia resolver os conflitos. Para a realização desta investigação-ação baseei-me numa metodologia qualitativa e na utilização de técnicas como: a observação direta e participante, os inquéritos respondidos pela educadora cooperante e pelas crianças, a análise documental sobre a temática e os registos escritos e fotográficos. Por fim, compreendi que promover momentos de partilha e cooperação entre as crianças são os elementos chave para a gestão de conflitos e como é essencial o/a educador/a, perante estes, assumir uma postura de mediador/a. Isto permite às crianças desenvolverem o seu pensamento, a sua criatividade e a capacidade de autorregulação.ABSTRACT This report was prepared within the framework of the Masters in Pre-School Education and aims to demonstrate, in a reflexive way, the Supervised Professional Practice (PPS) - Module II that took place in the context of kindergarten with children between 4 and 6 years old. In this report, I firstly present a brief description of the educational context, which served as the basis for defining the pedagogical intentions that I detained for the children, the families and the educational team throughout my speech. I also want to show that I carried out an action research about the kindergarten teacher’s action, in the conflict’s management in kindergarten, because throughout the internship I was aware that there was frequent conflict between children, such as in nursery school context, my previous experience, and for that it was essential to think and implement strategies in helping children understand how conflicts could be resolved. For the accomplishment of this action research I based my work on a qualitative methodology and the use of techniques such as: direct and participant observation, the surveys answered by the cooperating educator and the children, the documentary analysis on the subject and the written and photographic registers. Finally, I understood that promoting moments of share and cooperation among children are the key elements for conflict management and how it is essential for the kindergarten teacher to take on a mediator role, as this allows children to develop their thinking, creativity and the ability to self-regulate.Rosa, ManuelaRCIPLLopes, Ana Marta da Cunha2018-03-13T10:10:27Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8233TID:201823985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:01.869043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
title A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
spellingShingle A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
Lopes, Ana Marta da Cunha
Conflitos
Criança
Educador/a
Jardim de infância
Conflict
Children
Kindergarten teacher
Kindergarten
title_short A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
title_full A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
title_fullStr A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
title_full_unstemmed A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
title_sort A ação do/a educador/a na gestão de conflitos
author Lopes, Ana Marta da Cunha
author_facet Lopes, Ana Marta da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Marta da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Criança
Educador/a
Jardim de infância
Conflict
Children
Kindergarten teacher
Kindergarten
topic Conflitos
Criança
Educador/a
Jardim de infância
Conflict
Children
Kindergarten teacher
Kindergarten
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
2017-07-13T00:00:00Z
2018-03-13T10:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8233
TID:201823985
url http://hdl.handle.net/10400.21/8233
identifier_str_mv TID:201823985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431645339648