Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marisa Andrea Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5077
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_0db0aa80aae7600c9b53dbac6225e751
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaquecaRedes SociaisFacebook®e-health consumer,Indústria FarmacêuticaComunicação Integrada de MarketingEnxaquecaCampanha de Sensibilização para PatologiaSocial MediaPharmaceutical IndustryIntegrated Marketing CommunicationMigraineDisease Awareness CampaignMestrado em MarketingEste trabalho foca-se na temática das alterações no paradigma da comunicação fruto da generalização da internet e das modificações no comportamento dos doentes, e.g. na pesquisa de informação sobre saúde online. Para melhor entender o impacto desta mudança, decidiu-se efetuar um estudo de caso de uma campanha da Indústria Farmacêutica (IF), na área da enxaqueca, nos social media cujo segmento alvo é a população. O estudo de caso foi efetuado através de duas entrevistas em profundidade a dois colaboradores envolvidos no caso, seguida de uma análise de conteúdo ao historial de comentários da página de Facebook® da campanha. Verificou-se que com um orçamento curto, com uma estratégia bem definida e com uma comunicação integrada entre canais, é possível lançar uma campanha de sensibilização para a patologia nos social media, cujo crescimento gerou partilha de informação e engagement entre doentes, levando a um impacto positivo na sua saúde. Esta campanha é um exemplo de como a Indústria Farmacêutica poderá ser importante na evolução das funções dos doentes e médicos, consequentes da alteração do paradigma da comunicação.This research is focused on the changes in the communication paradigm that rose from the internet generalization and consequent modifications in patient behavior, such as searches online for health related information. To better understand the impact of this change, a case study was developed, based on a migraine awareness campaign, launched in the social media by the pharmaceutical industry, whose target was the population. The methods of the case study included two in-depth interviews of two employees involved in the case, followed by content analysis of some comments in the Facebook® page of the campaign. The results showed that with a short budget, a well-defined strategy and an integrated communication between channels, it is possible to launch a disease awareness campaign in the social media, whose growth led to the engagement and sharing of information between patients, and ultimately leading to a positive impact in their health. This campaign is an example of how the pharmaceutical industry may have an important role in the evolution the patients and physicians, arising from the changes in the communication paradigm.Instituto Superior de Economia e GestãoBrites, RuiRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Marisa Andrea Lopes2013-01-25T14:52:56Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5077porRodrigues, Marisa Andrea Lopes. 2012. "Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:41.167978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
title Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
spellingShingle Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
Rodrigues, Marisa Andrea Lopes
Redes Sociais
Facebook®
e-health consumer,
Indústria Farmacêutica
Comunicação Integrada de Marketing
Enxaqueca
Campanha de Sensibilização para Patologia
Social Media
Pharmaceutical Industry
Integrated Marketing Communication
Migraine
Disease Awareness Campaign
title_short Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
title_full Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
title_fullStr Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
title_full_unstemmed Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
title_sort Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
author Rodrigues, Marisa Andrea Lopes
author_facet Rodrigues, Marisa Andrea Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brites, Rui
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marisa Andrea Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Facebook®
e-health consumer,
Indústria Farmacêutica
Comunicação Integrada de Marketing
Enxaqueca
Campanha de Sensibilização para Patologia
Social Media
Pharmaceutical Industry
Integrated Marketing Communication
Migraine
Disease Awareness Campaign
topic Redes Sociais
Facebook®
e-health consumer,
Indústria Farmacêutica
Comunicação Integrada de Marketing
Enxaqueca
Campanha de Sensibilização para Patologia
Social Media
Pharmaceutical Industry
Integrated Marketing Communication
Migraine
Disease Awareness Campaign
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2013-01-25T14:52:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5077
url http://hdl.handle.net/10400.5/5077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Marisa Andrea Lopes. 2012. "Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131002725990400