Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5077 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_0db0aa80aae7600c9b53dbac6225e751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5077 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaquecaRedes SociaisFacebook®e-health consumer,Indústria FarmacêuticaComunicação Integrada de MarketingEnxaquecaCampanha de Sensibilização para PatologiaSocial MediaPharmaceutical IndustryIntegrated Marketing CommunicationMigraineDisease Awareness CampaignMestrado em MarketingEste trabalho foca-se na temática das alterações no paradigma da comunicação fruto da generalização da internet e das modificações no comportamento dos doentes, e.g. na pesquisa de informação sobre saúde online. Para melhor entender o impacto desta mudança, decidiu-se efetuar um estudo de caso de uma campanha da Indústria Farmacêutica (IF), na área da enxaqueca, nos social media cujo segmento alvo é a população. O estudo de caso foi efetuado através de duas entrevistas em profundidade a dois colaboradores envolvidos no caso, seguida de uma análise de conteúdo ao historial de comentários da página de Facebook® da campanha. Verificou-se que com um orçamento curto, com uma estratégia bem definida e com uma comunicação integrada entre canais, é possível lançar uma campanha de sensibilização para a patologia nos social media, cujo crescimento gerou partilha de informação e engagement entre doentes, levando a um impacto positivo na sua saúde. Esta campanha é um exemplo de como a Indústria Farmacêutica poderá ser importante na evolução das funções dos doentes e médicos, consequentes da alteração do paradigma da comunicação.This research is focused on the changes in the communication paradigm that rose from the internet generalization and consequent modifications in patient behavior, such as searches online for health related information. To better understand the impact of this change, a case study was developed, based on a migraine awareness campaign, launched in the social media by the pharmaceutical industry, whose target was the population. The methods of the case study included two in-depth interviews of two employees involved in the case, followed by content analysis of some comments in the Facebook® page of the campaign. The results showed that with a short budget, a well-defined strategy and an integrated communication between channels, it is possible to launch a disease awareness campaign in the social media, whose growth led to the engagement and sharing of information between patients, and ultimately leading to a positive impact in their health. This campaign is an example of how the pharmaceutical industry may have an important role in the evolution the patients and physicians, arising from the changes in the communication paradigm.Instituto Superior de Economia e GestãoBrites, RuiRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Marisa Andrea Lopes2013-01-25T14:52:56Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5077porRodrigues, Marisa Andrea Lopes. 2012. "Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:41.167978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
title |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
spellingShingle |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca Rodrigues, Marisa Andrea Lopes Redes Sociais Facebook® e-health consumer, Indústria Farmacêutica Comunicação Integrada de Marketing Enxaqueca Campanha de Sensibilização para Patologia Social Media Pharmaceutical Industry Integrated Marketing Communication Migraine Disease Awareness Campaign |
title_short |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
title_full |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
title_fullStr |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
title_full_unstemmed |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
title_sort |
Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca |
author |
Rodrigues, Marisa Andrea Lopes |
author_facet |
Rodrigues, Marisa Andrea Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brites, Rui Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marisa Andrea Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Facebook® e-health consumer, Indústria Farmacêutica Comunicação Integrada de Marketing Enxaqueca Campanha de Sensibilização para Patologia Social Media Pharmaceutical Industry Integrated Marketing Communication Migraine Disease Awareness Campaign |
topic |
Redes Sociais Facebook® e-health consumer, Indústria Farmacêutica Comunicação Integrada de Marketing Enxaqueca Campanha de Sensibilização para Patologia Social Media Pharmaceutical Industry Integrated Marketing Communication Migraine Disease Awareness Campaign |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z 2013-01-25T14:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5077 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marisa Andrea Lopes. 2012. "Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria farmacêutica com a população : estudo de caso na área da enxaqueca". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131002725990400 |