Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Raquel Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41621
Resumo: Este relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório que integra o curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e pretende ilustrar o meu percurso formativo, as experiências vivenciadas, os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas no decurso do estágio. Enquanto enfermeira, em processo de formação nesta área de especialidade, contactei com a criança e sua família, em contextos e condições de saúde/doença distintas, no que concerne à Saúde Infantil e Pediátrica, de modo a adquirir e desenvolver, um amplo conjunto de competências que devem caraterizar o enfermeiro especialista, enquanto profissional de referência, pelo seu conhecimento aprofundado neste domínio específico. As competências desenvolvidas, foram organizadas nas quatro grandes áreas de intervenção da Enfermagem, mais concretamente a prestação de cuidados, a gestão, a formação e a investigação, que se interligam e complementam. Ao longo do estágio, as atividades desenvolvidas nas diversas áreas do campo de ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, tiveram especial enfoque a promoção da parceria de cuidados e parentalidade, vigilância e promoção do desenvolvimento infantil, comunicação adequada e eficaz com o binómio criança/família, minimização do impacto da hospitalização, gestão da dor e assistência especializada em situações de especial complexidade, entre outras, alicerçadas numa robusta fundamentação teórica. Foi também refletido o papel do especialista na gestão de cuidados e recursos, na formação pessoal e profissional contínua, e como promotor de processos de investigação para o exercício de uma prática baseada na evidência, na procura pela excelência dos cuidados.
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