Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobias, Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/717
Resumo: O presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS.
id RCAP_0de00f0d28aec9020676b48a434bd8e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedidoEnvelhecimento bem-sucedidoQualidade de vidaAprendizagens na terceira idadeO presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2014-03-11T13:47:15Z2014-03-05T00:00:00Z2013-10-18T00:00:00Z2013-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/717porTobias, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:28Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:26.139278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
title Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
spellingShingle Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
Tobias, Paula
Envelhecimento bem-sucedido
Qualidade de vida
Aprendizagens na terceira idade
title_short Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
title_full Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
title_fullStr Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
title_full_unstemmed Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
title_sort Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
author Tobias, Paula
author_facet Tobias, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tobias, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento bem-sucedido
Qualidade de vida
Aprendizagens na terceira idade
topic Envelhecimento bem-sucedido
Qualidade de vida
Aprendizagens na terceira idade
description O presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-18T00:00:00Z
2013-10-18
2014-03-11T13:47:15Z
2014-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/717
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129857992425472