Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/717 |
Resumo: | O presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS. |
id |
RCAP_0de00f0d28aec9020676b48a434bd8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedidoEnvelhecimento bem-sucedidoQualidade de vidaAprendizagens na terceira idadeO presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2014-03-11T13:47:15Z2014-03-05T00:00:00Z2013-10-18T00:00:00Z2013-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/717porTobias, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:28Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:26.139278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
title |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
spellingShingle |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido Tobias, Paula Envelhecimento bem-sucedido Qualidade de vida Aprendizagens na terceira idade |
title_short |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
title_full |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
title_fullStr |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
title_full_unstemmed |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
title_sort |
Projeto de intervenção: a importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido |
author |
Tobias, Paula |
author_facet |
Tobias, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobias, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento bem-sucedido Qualidade de vida Aprendizagens na terceira idade |
topic |
Envelhecimento bem-sucedido Qualidade de vida Aprendizagens na terceira idade |
description |
O presente projeto de intervenção tem como temática, “A importância da aquisição de novas aprendizagens na terceira idade e seu contributo para o envelhecimento bem-sucedido”. O espaço escolhido para o estudo foi a Associação Saberes e Aprendizagens Beja Sénior que conta com um número de 170 alunos inscritos no ano letivo de 2012/2013. Trata-se de um estudo qualitativo de caso ou análise intensiva, uma vez que cinge-se a uma amostra de dez alunos que frequentam a referida instituição. A metodologia escolhida foi o recurso a entrevistas semi-diretivas tratando-se de uma amostra não probabilística por conveniência. Após a análise de dados considerou-se pertinente sugerir uma proposta de intervenção que melhorasse a qualidade de vida dos alunos que frequentam a SABS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-18T00:00:00Z 2013-10-18 2014-03-11T13:47:15Z 2014-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/717 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129857992425472 |