Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Abreu Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8385
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0de7fe4962ab8bb4de01cacf55ec5bb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escritaConsciência morfológicaPriming morfológicoInstrução explícitaEscritaFonemas opacosMorphological awarenessMorphological primingExplicit instructionSpellingOpaque phonemesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA consciência morfológica assume-se como uma competência imperativa para o desenvolvimento da escrita com correção. O presente estudo pretende confrontar o impacto do priming, atuando ao nível do conhecimento implícito, e da intervenção, baseada na instrução explícita acerca da consistência na escrita de palavras cujo radical é idêntico mas a sua pronúncia é distinta. Participaram nesta investigação 21 crianças de uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. Foram aplicadas três provas de escrita, de acordo com três condições experimentais: sem priming, com priming oral e escrito e com priming oral e escrito e intervenção. Foram visados três tipos de palavras baseados nos diferentes pares de sons que se incluem na pronúncia dos radicais das palavras em estudo, mas que se escrevem com um único grafema. Assim, foi avaliada a escrita de oito palavras do tipo u/o, i/e e e/e, cada. Os resultados demonstraram que na prova de escrita realizada após a intervenção e na prova efetuada sob a condição experimental de priming oral e escrito os alunos escrevem significativamente melhor as palavras em estudo, do que sem priming. Adicionalmente, as palavras que as crianças tiveram maior dificuldade em escrever corretamente pertencem ao tipo i/e. A análise dos dados sugere, assim, que quanto mais informação morfológica os alunos têm à sua disposição, maior é a correção escrita das palavras em estudo. Desta forma, a investigação aponta para a conclusão de que a informação morfológica implícita e, principalmente, explícita conduzem ao desenvolvimento da consciência morfológica. O desenvolvimento deste estudo reforça a ideia de que os professores devem recorrer à investigação no sentido de melhorar a sua prática e serem capazes de dar resposta às necessidades dos seus alunos.ABSTRACT Morphological awareness is an essential ability for the development of spelling. This study aims to confront the efficacy of priming, on an implicit level, and intervention, by providing explicit instruction about the consistency in the spelling of words with the same stems, even though their pronunciation is different. In this investigation participated 21 children from the 3rd grade, with their ages comprising between 8 and 9 years old. Three spelling tests were administered each according to a different experimental condition: no priming, with oral and written priming and with oral and written priming plus intervention. Three types of words were tested based on the different phonemes that were represented by a common morpheme in the stems of those words. Hence the study focuses on the spelling of eight words for each of the groups: u/o, i/e and e/e. The results showed that the children’s’ spelling of the words was significantly better in the test executed after the explicit intervention and in the test that only provided them with implicit information through oral and written priming, than in the test where they had no priming and therefore no morphological information to aid them with spelling of the words. Additionally it was established that the children struggled more with the spelling of words belonging to the i/e type. Ergo, the analysis of the findings suggests that with more morphological data available, children’s spelling becomes more accurate. For that reason the investigation points to the conclusion that implicit and, mostly, explicit morphological knowledge improve the development of morphological awareness. The development of this study reinforces the idea that teachers should resort to research as a means towards improving their teaching methods and to be able to meet their students’ needs.Rosa, JoãoRCIPLSilva, Marta Abreu Ferreira da2018-04-09T13:37:39Z2017-07-212017-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8385TID:201853183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.514886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
title Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
spellingShingle Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
Silva, Marta Abreu Ferreira da
Consciência morfológica
Priming morfológico
Instrução explícita
Escrita
Fonemas opacos
Morphological awareness
Morphological priming
Explicit instruction
Spelling
Opaque phonemes
title_short Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
title_full Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
title_fullStr Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
title_full_unstemmed Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
title_sort Efeito do priming e do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita
author Silva, Marta Abreu Ferreira da
author_facet Silva, Marta Abreu Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Abreu Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência morfológica
Priming morfológico
Instrução explícita
Escrita
Fonemas opacos
Morphological awareness
Morphological priming
Explicit instruction
Spelling
Opaque phonemes
topic Consciência morfológica
Priming morfológico
Instrução explícita
Escrita
Fonemas opacos
Morphological awareness
Morphological priming
Explicit instruction
Spelling
Opaque phonemes
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
2017-07-21T00:00:00Z
2018-04-09T13:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8385
TID:201853183
url http://hdl.handle.net/10400.21/8385
identifier_str_mv TID:201853183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433167872000