Tradicional ou Low Cost?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15259
Resumo: Sendo o sector do transporte aéreo considerado dos mais importantes no crescimento económico nacional e internacional, torna-se necessário comparar os vários tipos de consumidores, os seus comportamentos, e o que os leva a decidir escolher companhias aéreas low cost em detrimento de companhias aéreas tradicionais. Desta forma, este estudo propõe investigar se o preço, associado à satisfação do consumidor, tem impacto no momento de decisão, em detrimento de outros atributos como sejam a reputação da marca ou outras valências do produto oferecido. Assim, em função da satisfação, serão analisados os factores que maior influência exercem sobre os consumidores, no momento da compra. Considerando uma fase de pré-compra (momento que contempla consumidores que nunca utilizaram companhias aéreas low cost) e uma fase de pós-compra (momento que contempla consumidores que utilizam e consumidores que deixaram de utilizar este tipo de companhias), serão analisados os motivos que os levam a optar por um tipo em detrimento de outro.
id RCAP_0df2eb088d15134c120ed2144d8d6276
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tradicional ou Low Cost?uma análise de motivos e comportamentosLow CostPreçoComportamento do consumidorSatisfaçãoMarcaProdutoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoSendo o sector do transporte aéreo considerado dos mais importantes no crescimento económico nacional e internacional, torna-se necessário comparar os vários tipos de consumidores, os seus comportamentos, e o que os leva a decidir escolher companhias aéreas low cost em detrimento de companhias aéreas tradicionais. Desta forma, este estudo propõe investigar se o preço, associado à satisfação do consumidor, tem impacto no momento de decisão, em detrimento de outros atributos como sejam a reputação da marca ou outras valências do produto oferecido. Assim, em função da satisfação, serão analisados os factores que maior influência exercem sobre os consumidores, no momento da compra. Considerando uma fase de pré-compra (momento que contempla consumidores que nunca utilizaram companhias aéreas low cost) e uma fase de pós-compra (momento que contempla consumidores que utilizam e consumidores que deixaram de utilizar este tipo de companhias), serão analisados os motivos que os levam a optar por um tipo em detrimento de outro.As the air transport sector considered the most important in national and international economic growth, it is necessary to compare the various types of consumers, their behavior, and what leads them to decide to choose the low-cost airlines at the expense of traditional airlines. Thus, this study aimed to investigate whether the price associated with consumer satisfaction with a product or service has an impact at the time of decision to the detriment of other facts such as the reputation of the brand or the valences of the product offered. Thus, the factors that most influence exerted on consumers when buying a function of satisfaction will be analyzed. Considering a pre-purchase phase (time contemplating consumers who have never used low-cost airlines) and a post-purchase phase (time contemplating consumers using and consumers stopped using this type of companies), the reasons that lead them to choose one type over another will be analyzed.Scholten, MarcRepositório ComumRosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira2016-10-31T10:09:11Z2016-10-122016-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15259TID:201268710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:02.268130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tradicional ou Low Cost?
uma análise de motivos e comportamentos
title Tradicional ou Low Cost?
spellingShingle Tradicional ou Low Cost?
Rosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira
Low Cost
Preço
Comportamento do consumidor
Satisfação
Marca
Produto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Tradicional ou Low Cost?
title_full Tradicional ou Low Cost?
title_fullStr Tradicional ou Low Cost?
title_full_unstemmed Tradicional ou Low Cost?
title_sort Tradicional ou Low Cost?
author Rosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira
author_facet Rosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scholten, Marc
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, Ana Margarida Lopes Brito Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Low Cost
Preço
Comportamento do consumidor
Satisfação
Marca
Produto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Low Cost
Preço
Comportamento do consumidor
Satisfação
Marca
Produto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Sendo o sector do transporte aéreo considerado dos mais importantes no crescimento económico nacional e internacional, torna-se necessário comparar os vários tipos de consumidores, os seus comportamentos, e o que os leva a decidir escolher companhias aéreas low cost em detrimento de companhias aéreas tradicionais. Desta forma, este estudo propõe investigar se o preço, associado à satisfação do consumidor, tem impacto no momento de decisão, em detrimento de outros atributos como sejam a reputação da marca ou outras valências do produto oferecido. Assim, em função da satisfação, serão analisados os factores que maior influência exercem sobre os consumidores, no momento da compra. Considerando uma fase de pré-compra (momento que contempla consumidores que nunca utilizaram companhias aéreas low cost) e uma fase de pós-compra (momento que contempla consumidores que utilizam e consumidores que deixaram de utilizar este tipo de companhias), serão analisados os motivos que os levam a optar por um tipo em detrimento de outro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-31T10:09:11Z
2016-10-12
2016-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15259
TID:201268710
url http://hdl.handle.net/10400.26/15259
identifier_str_mv TID:201268710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487255904256