A emergência low-cost: drivers que influenciam o comportamento do consumidor na escolha do ginásio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Diogo Filipe Cabaço de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16367
Resumo: O mercado dos ginásios e a indústria "fitness" têm tido um abrupto desenvolvimento nas últimas décadas. Com a introdução desta moda em Portugal, surgiram diferentes operadores que tentam ganhar quota de mercado e satisfazer as expectativas dos seus clientes. Acompanhando esta tendência, o modelo de negócio "low-cost" emergiu nos ginásios, colocando pressão no mercado e fazendo frente aos grandes "players" tradicionais, com estratégias inovadoras destinadas a um segmento populacional alternativo. Para diferentes consumidores, com diferentes desejos e necessidades, existe uma panóplia de ofertas e posicionamentos no mercado. Para perceber quais dessas ofertas são mais valorizadas pelos consumidores e que fatores inerentes aos ginásios realmente influenciam a sua escolha, adaptámos um questionário em 53 itens, analisados numa escala tipo Likert de 7 pontos. O estudo, aplicado a uma amostra de conveniência composta por utilizadores de ginásios "low-cost" e tradicionais, avalia a importância atribuída às diferentes características de um clube fitness, transversais a ambos os conceitos. Paralelamente à recolha de dados quantitativos, procedeu-se à recolha de dados qualitativos mediante entrevistas a responsáveis por grandes cadeias, como forma de obter uma validação cruzada dos dados e conclusões obtidas. Estas foram conduzidas de forma a delinear e segmentar o foco e estratégias por trás de ambos os operadores no mercado, aumentando a notoriedade da marca e melhorando a sua proposta de valor, com o objetivo de obter uma vantagem competitiva sustentável traduzida na lealdade do cliente.
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