As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34628 |
Resumo: | A palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias. |
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As funções da palavra: a comunicação da Dabar pelo Logos nas narrativas evangélicasThe functions of the word: the Dabar communication by the Logos in the evangelical narrativesPalavraComunicaçãoEvangelhoLinguagemWordCommunicationGospelLanguageA palavra enquanto instrumento de comunicação, no Novo Testamento, na sequência da tradição veterotestamentária, onde a criação do mundo resulta da obediência ao ato declarativo, do fiat (faça-se) divino, onde a Dabar (Palavra) aparece como entidade criadora, tornando-se o instrumento de comunicação, por excelência, entre Deus e o seu povo, até ao Novo Testamento em que o Logos (Palavra) se identifica com o próprio Deus que incarna e se faz homem. A polissemia da palavra de Deus assume as funções da palavra humana, como palavra incarnada dirigida aos homens, convertendo-se no principal instrumento de comunicação evangélica, consignada nas narrativas neotestamentárias.The role of the word, as a communication tool in the New Testament, following the Old Testament tradition, where the creation of the world results from the obedience to the declarative act of the divine fiat, where the Dabar appears as a creative entity, becoming the communication tool between God and his people, until the New Testament in which the Logos is identified with God himself incarnating and becoming man. The polysemy of the God’s word is an incarnate word addressed to the men, becoming the main Gospel communication tool, as recorded in the New Testament narratives.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, João BartolomeuLeonido, LeviMorgado, Elsa2021-09-02T17:10:40Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34628por1980-649310.19177/rcc.v16e1202187-99000686570100007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:04.224735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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