As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fátima Antunes dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3957
Resumo: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
id RCAP_0e0f5c87689aa0a7ee0a81b1ddde4604
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadaniaTICÉticaCidadão digitalEducaçãoInternetAprendizagemCidadaniaTrabalho cooperativoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009Este trabalho tem como objecto de estudo as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – e, em especial, a Internet, no contexto do ensino-aprendizagem e da cidadania. Tendo como principal objectivo contribuir para uma teoria reflectiva que pretende compreender o que é ser cidadão na sociedade tecnológica digital globalizada e como é aprender neste novo contexto, visto que a internet tem uma influência incontestável dentro e fora da escola. Para além disso, serão analisados alguns paradoxos como: a relação entre ciberespaço e realidade; e a sua influência na aprendizagem e na cidadania, que se irão centrar especialmente na construção pessoa/ cidadania e numa nova cultura de aprendizagem. É um estudo descritivo, tendo-se optado pela investigação qualitativa. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários e entrevistas. A análise do corpus das entrevistas e das questões de resposta aberta dos questionários foi feita através de construções interpretativas, usando como técnica de análise de dados a análise de conteúdo por temas e subtemas. Os resultados obtidos sugeriram que ao nível individual houve um desenvolvimento considerável no domínio e uso das TIC, tanto por parte dos professores como dos alunos. Contudo, não se verifica ainda que o referido desenvolvimento se tenha operacionalizado ao nível profissional, nomeadamente enquanto ferramenta para o ensino cooperativo, onde deveria haver partilha de informações e onde o professor passaria a mentor/moderador do processo ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se que a postura/atitude adoptada é essencialmente egocêntrica face às TIC.This study case is based on the subject of Information and Communication Technology – ICT – namely the Internet, in relation to the teaching-learning process and citizenship. The main goal of this study is to contribute as far as possible to a reflective theory that will attempt to understand what is to be a citizen in a global technological and digital society, moreover, how it is to learn in this environment, since the internet has a major impact inside and outside the school. In addition, some paradoxes will be analyzed, such as, the relation between cyberspace and reality, and its influence in the learning process and citizenship. This analysis will be specially centered in the construction of the individual/ citizen and a new learning culture. This is essentially a descriptive study, so it is based on a qualitative investigation. The means used to gather the information are mainly by questionnaires and interviews. The analysis of the corpus of the interviews and the open-ended questions of the questionnaires, will be centered in the data analysis and content analysis divided in themes and subthemes. The obtained results suggest that individually we have had a considerable development in the knowledge and use of the ICT, within teachers and students. Although this development hasn’t been fully explored in the professionally sense, namely as a teaching tool, where we expected to have an information share and where a teacher would be more like a moderator of the learning process. Therefore we may conclude that the behaviour/attitudes are highly ego centered as far as it comes to the ICT.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Maria de Fátima Antunes dos2011-09-02T14:51:03Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:45.224557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
title As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
spellingShingle As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
Santos, Maria de Fátima Antunes dos
TIC
Ética
Cidadão digital
Educação
Internet
Aprendizagem
Cidadania
Trabalho cooperativo
Teses de mestrado - 2009
title_short As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
title_full As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
title_fullStr As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
title_full_unstemmed As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
title_sort As tecnologias como promotoras de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania
author Santos, Maria de Fátima Antunes dos
author_facet Santos, Maria de Fátima Antunes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria de Fátima Antunes dos
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Ética
Cidadão digital
Educação
Internet
Aprendizagem
Cidadania
Trabalho cooperativo
Teses de mestrado - 2009
topic TIC
Ética
Cidadão digital
Educação
Internet
Aprendizagem
Cidadania
Trabalho cooperativo
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-09-02T14:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3957
url http://hdl.handle.net/10451/3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182965772288