Funções e gráficos recorrendo ao CBR e à calculadora gráfica: uma experiência no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijo, Catarina Isabel Vieira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3549
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
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spelling Funções e gráficos recorrendo ao CBR e à calculadora gráfica: uma experiência no 8º ano de escolaridadeTICMatemáticaFunçõesEnsino básicoTrabalho colaborativoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009A matemática é uma disciplina associada ao insucesso e à rejeição e, por parte de muitos alunos, conotada como difícil. Mudar esta representação social negativa é um desafio para os agentes educativos, sobretudo para os professores. Isso pode ser atingido através da implementação de práticas inovadoras, que promovam um papel activo dos alunos, envolvendo-os nas tarefas e fazendo-os vivenciar experiências de aprendizagem que lhes despertem o interesse. Integrar curricularmente as TIC, num ambiente de trabalho colaborativo coerente, poderá ser um passo na alteração da rejeição e/ou desinteresse dos alunos face à matemática, bem como para o seu enriquecimento académico e pessoal. Estas formas de actuação seguem as recomendações dos documentos de política educativa que regem o ensino básico, na matemática, e que apontam para o desenvolvimento de competências para além das específicas da disciplina (ME, 2001ª, 2007; NCTM, 2007). Este trabalho teve como principal objectivo analisar as potencialidades de uma proposta didáctica, desenvolvida numa turma de 8º ano de escolaridade (n=23), ao longo de quatro aulas, de 90 minutos. Esta proposta foi posta em prática quando explorámos o conteúdo programático das funções e implicava o recurso às TIC, mais especificamente à calculadora gráfica e ao CBR. Foi adaptada de forma a promover o trabalho colaborativo, em díade e em grupo, seguindo os princípios do projecto Interacção e Conhecimento, do qual a professora/investigadora fez parte. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação (diversos observadores; diário de bordo da professora/investigadora; fotos; gravações áudio das interacções ocorridas em aula), questionários, documentos e protocolos dos alunos. Os resultados abordam categorias indutivas relacionadas com a turma e com dois alunos seleccionados como informadores privilegiados, permitindo-nos iluminar os impactes desta proposta didáctica em termos de participação, liderança, apropriação de conhecimentos e mobilização/desenvolvimento de competências, por parte dos alunos.Mathematics is a subject that is usually associated to failure and rejection. It is seen as difficult and not understandable by many students. Changing this negative social representation is a challenge for the educational agents and, moreover, for the teachers and educators. That can be achieved creating non-usual mathematical tasks that facilitate students’. Engagement, promoting a more active role among them in the classroom, making them believe that they can have meaningful learning experiences and develop their interest in mathematics. The curricular integration of the ICT, in a collaborative and consistent scenario, can be a step to change students’ feelings of rejection and disinterest in mathematics, promoting their academic and personal development. These ways of acting follow the recommendations of the educational policy documents that guide the teaching of mathematics in the elementary schooling and that also stress the need of developing competencies besides the ones that are specific of this subject (ME, 2001a, 2007; NCTM, 2007). The main goal of this research is to analyze the potential of a particular didactic proposal, developed in an 8th grade class (n=23) during four 90 minutes sessions. This proposal put into practice while exploring the curricular content of functions and used the ICT as a resource, namely the graphic calculator and the CBR. It was elaborated in order to promote collaborative work, in dyads and groups, according to the principles of the project Interaction and knowledge, as the teacher/researcher was part of its team. The instruments for the data collection included the observation (several observers, teacher/researcher’s diary, photos, audio tapes of the interactions occurred in the class), questionnaires, documents and students’ protocols. The results address the inductive categories related to the class and to the two students selected as privileged informers. It allowed us to illuminate the impacts of the didactic proposal in what concerns students’ participation, leadership, knowledge appropriation and the mobilization/development of competencies.César, Margarida, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRijo, Catarina Isabel Vieira2011-06-07T13:21:12Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:24.953284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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