Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonardo Dinis Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36334
Resumo: A qualidade para as organizações públicas ou privadas é vista como o motor de sucesso e de distinção do seu serviço ou produto. Atualmente a qualidade pressupõe a existência de um sistema constituído por múltiplas dimensões que são essenciais para as organizações. Umas das principais dimensões é a avaliação e gestão de desempenho dos colaboradores. O presente relatório de estágio teve o objetivo construir e implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho na empresa Transportes Flor da Ria. SA. O sistema contruído e proposto contemplou as ferramentas de gestão por objetivos e de avaliação 360º das competências. Foi utilizado uma metodologia mista, através da análise documental, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e o inquérito por questionário. Dos principais resultados foi possível aferir a importância de existir um alinhamento entre a visão e estratégia geral da organização e o sistema de avaliação e gestão de desempenho. Foi possível concluir também que a participação dos colaboradores para a construção dos objetivos é fundamental para os melhores resultados do sistema. Foi possível aferir que uma avaliação 360º permite obter uma perspetiva mais completa do desempenho e, consequentemente, desenvolver o melhor plano de ação de melhoria do colaborador.
id RCAP_0e1f38616e0b93cc59a093c1b03f1ea6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SAGestão da qualidadeAvaliação de desempenhoGestão de desempenhoSistemas de avaliação e gestão de desempenhoAvaliação por objetivosAvaliação 360ºTransportes Flor da Ria S.A.A qualidade para as organizações públicas ou privadas é vista como o motor de sucesso e de distinção do seu serviço ou produto. Atualmente a qualidade pressupõe a existência de um sistema constituído por múltiplas dimensões que são essenciais para as organizações. Umas das principais dimensões é a avaliação e gestão de desempenho dos colaboradores. O presente relatório de estágio teve o objetivo construir e implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho na empresa Transportes Flor da Ria. SA. O sistema contruído e proposto contemplou as ferramentas de gestão por objetivos e de avaliação 360º das competências. Foi utilizado uma metodologia mista, através da análise documental, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e o inquérito por questionário. Dos principais resultados foi possível aferir a importância de existir um alinhamento entre a visão e estratégia geral da organização e o sistema de avaliação e gestão de desempenho. Foi possível concluir também que a participação dos colaboradores para a construção dos objetivos é fundamental para os melhores resultados do sistema. Foi possível aferir que uma avaliação 360º permite obter uma perspetiva mais completa do desempenho e, consequentemente, desenvolver o melhor plano de ação de melhoria do colaborador.Quality for public or private organizations is seen as the engine of success and distinction of their service or product. Currently, quality presupposes the existence of a system consisting of multiple dimensions that are essential for organizations. One of the main dimensions is the evaluation and management of employee performance. The main objective of this internship report was to build and implement a performance evaluation and management system in the company Transportes Flor da Ria. SA. A mixed methodology was used, through document analysis, participant observation, semi-structured interviews, and a questionnaire survey. From the main results it was possible to verify the importance of having an alignment between the organization's general vision and strategy and the performance evaluation and management system. It was also possible to conclude that the participation of employees in the construction of objectives is fundamental for the best results of the system. It was possible to verify that a 360º evaluation allows to obtain a more complete perspective of the performance and, consequently, to develop the best action plan for the improvement of the employee.2025-01-03T00:00:00Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36334porCosta, Leonardo Dinis Oliveirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:08Zoai:ria.ua.pt:10773/36334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:12.513440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
title Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
spellingShingle Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
Costa, Leonardo Dinis Oliveira
Gestão da qualidade
Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Sistemas de avaliação e gestão de desempenho
Avaliação por objetivos
Avaliação 360º
Transportes Flor da Ria S.A.
title_short Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
title_full Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
title_fullStr Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
title_full_unstemmed Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
title_sort Desenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SA
author Costa, Leonardo Dinis Oliveira
author_facet Costa, Leonardo Dinis Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonardo Dinis Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Sistemas de avaliação e gestão de desempenho
Avaliação por objetivos
Avaliação 360º
Transportes Flor da Ria S.A.
topic Gestão da qualidade
Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Sistemas de avaliação e gestão de desempenho
Avaliação por objetivos
Avaliação 360º
Transportes Flor da Ria S.A.
description A qualidade para as organizações públicas ou privadas é vista como o motor de sucesso e de distinção do seu serviço ou produto. Atualmente a qualidade pressupõe a existência de um sistema constituído por múltiplas dimensões que são essenciais para as organizações. Umas das principais dimensões é a avaliação e gestão de desempenho dos colaboradores. O presente relatório de estágio teve o objetivo construir e implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho na empresa Transportes Flor da Ria. SA. O sistema contruído e proposto contemplou as ferramentas de gestão por objetivos e de avaliação 360º das competências. Foi utilizado uma metodologia mista, através da análise documental, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e o inquérito por questionário. Dos principais resultados foi possível aferir a importância de existir um alinhamento entre a visão e estratégia geral da organização e o sistema de avaliação e gestão de desempenho. Foi possível concluir também que a participação dos colaboradores para a construção dos objetivos é fundamental para os melhores resultados do sistema. Foi possível aferir que uma avaliação 360º permite obter uma perspetiva mais completa do desempenho e, consequentemente, desenvolver o melhor plano de ação de melhoria do colaborador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2025-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36334
url http://hdl.handle.net/10773/36334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137727348736000